O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), recebeu nesta quinta-feira, 09, a doação de uma bíblia em Braille – linguagem de sinais para leitura por pessoas com deficiência visual. Também foi incorporado ao acervo da Biblioteca Pública Câmara Cascudo sete exemplares da bíblia manuscritos.
A doação foi feita pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), instituição fundada há 74 anos com a finalidade de promover o acesso à bíblia. A SBB ainda efetivou a doação de três mil exemplares à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária que serão utilizados em ações junto aos apenados.
Representando a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto disse que a doação promove a inclusão por que permite o acesso aos deficientes visuais. “A bíblia representa a universalização dos temas humanos. A sua leitura favorece o encontro espiritual, e, no caso dos apenados, contribui para a ressocialização”. Presidente da FJA, Crispiniano Neto agradeceu a doação “que enriquece o acervo da maior biblioteca do Estado”.
Além do vice-governador Antenor Roberto, compareceram ao ato no auditório Zila Mamede, a secretária da Semjidh, Maria Luíza Tonelli, secretários adjuntos da Seap, Ivanilma Karla, da Sesed, Osmir Monte, subsecretário da da Seec, Marcos Lael, o coordenador de defesa dos direitos da pessoa com deficiência na Semjdh, Décio Santiago, diretor da FJA, Fábio Henrique, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil, Reuel Cleiber, presidente diretório estadual da SBB no RN, José Romeu, coordenador do Polo Mackenzie da Universidade Mackenzie, Sandro Viana.