O 5º Fórum Estadual Mineral será nesta quinta (28.11) e sexta-feira (29.11), no auditório do Idema, com palestras e mesas redondas que terão a participação de diretores das agências reguladoras e de fomento à inovação no setor, especialistas de algumas das principais instituições de pesquisa da área, diretores de empresas internacionais e gestores de órgãos públicos com investimentos em projetos de infraestrutura com repercussão na mineração nacional e do Rio Grande do Norte.
O Fórum é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), instituições e empresas parceiras, no auditório do IDEMA, com o tema “A importância dos minerais críticos e estratégicos para o desenvolvimento do RN”. A abertura será às 15h da quinta-feira (28).
Ao chegar nessa 5ª edição, o Fórum está consolidado entre os principais eventos do setor no país, e reúne anualmente a comunidade científica e acadêmica da área, além de autoridades, entre os quais dirigentes da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), além de empreendedores, dirigentes de empresas e pesquisadores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, afirma que o êxito do Fórum Estadual Mineral é uma demonstração do interesse pela retomada do setor no estado. “Na medida em que a atividade mineral no Rio Grande do Norte confirma uma retomada nestes últimos cinco anos, o Fórum, que anualmente vem sendo promovido neste período, é um sucesso com a promoção de discussões técnicas em um segmento tão importante para o crescimento com geração de oportunidades e empregos no estado”, afirmou.
Ele ressaltou que em uma das edições do Fórum houve o lançamento dos mapas de Geologia e de Recursos Naturais, uma iniciativa relevante para contribuir nos estudos e possibilidade de novos empreendimentos no RN. Ele recordou que “antes dessas iniciativas, há vinte anos, não se tinha programas coordenados para essa área, na qual o estado tem potencial e já mostrou vocação em outros períodos de sua história econômica”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, um aspecto relevante é que foram identificadas reservas de lítio com potencial de desenvolvimento e que, com isso, o estado pode receber empreendimentos. Ele observou que esse, certamente, será um dos assuntos tratados nessa edição do Fórum. “Teremos oportunidade de um debate construtivo sobre a mineração no estado, sempre na perspectiva do fortalecimento dessa atividade que tanto pode contribuir com nosso crescimento”, disse.
Na quinta-feira, após a abertura do Fórum, às 15h, haverá uma palestra sobre “pesquisa em minerais estratégicos/críticos no Brasil para alavancar a descarbonização e o bem-estar social”, com Roberto Perez Xavier, diretor executivo na Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro. Em seguida, será aberta a Feira Mineral.
A programação da sexta-feira começará às 8h. A palestra das 9h40 será sobre o Porto Indústria Verde do RN, ministrada por Hugo Fonseca, secretário adjunto da SEDEC/RN.
A partir das 16h10, haverá um Talk Show sobre a “Importância dos Minerais Críticos e Estratégicos para o Desenvolvimento do RN”, com Francisco Valdir da Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais no Serviço Geológico do Brasil (SGB); Alexandre Magno Rocha da Rocha, professor do IFRN; e Carlos Nogueira da Costa Junior, diretor de Relações Governamentais na 4Bmining Corp.
Acesse aqui a programação na íntegra: