O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte foi retomado na manhã desta terça-feira, 18 de maio. Por unanimidade, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, foi escolhido como o presidente do grupo. Entre as demandas discutidas, os gestores falaram sobre orçamento e ações de enfrentamento à pandemia da covid-19.
O reitor da UFRN, Daniel Diniz, lembrou que o Fórum teve início em junho de 2016, com o objetivo de criar estratégias e executar ações em benefício do estado. Como exemplo dos trabalhos realizados, o gestor citou a Infovia Potiguar e o alinhamento de oferta de cursos para cada região do RN. Atualmente, as instituições têm se articulado apoiando o estado no enfrentamento à covid-19 e, como primeiro encaminhamento deste ano, os reitores decidiram enviar ofício ao Governo do RN solicitando, tão logo que possível, a inclusão da comunidade universitária no calendário de vacinação contra a covid-19.
O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Arnóbio de Araújo, considerou a retomada do encontro dos gestores uma ação importante, ressaltando a necessidade de diálogo para que as instituições cumpram sua missão de prestar o melhor serviço para a população. Na mesma perspectiva, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludimilla Carvalho, e a reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Fátima Raquel Rosado, também reforçaram a relevância do Fórum para fortalecer as parcerias.