Filarmônica UFRN participa de programações do 3º Festival Szymanowski no Brasil

Neste fim de semana, a Filarmônica UFRN realizou duas performances no 3º Festival Szymanowski no Brasil. A primeira, intitulada As Quatro Estações, uma canção e um Vocalise, aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Apresentação, no bairro Cidade Alta, Natal/RN. Já a outra, com o quarteto de cordas, ocorreu no domingo, 3, na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte.

Marcando o início da temporada de 2024, o concerto intitulado As Quatro Estações, uma canção e um Vocalise apresentou obras dos compositores Giovanni Gabrieli, Antonio Vivaldi e Wojciech Kilar. Maestro da orquestra, André Muniz escolheu a peça Canzon Pian’ e Forte para a abertura. Depois, foi apresentada a obra principal da noite: As Quatro Estações, de Vivaldi. Para encerrar, a soprano potiguar Alzeny Nelo performou Vocalise de Kilar, apresentada em Natal pela primeira vez.

No segundo dia foram executadas cinco obras: a primeira foi o Quarteto de violinos em Ré maior, de autoria do músico e compositor alemão do estilo clássico, Georg Philipp Telemann, seguida pelo Quarteto de violinos, escrita por Grazyna Bacewicz, violinista polonesa considerada outro ícone da música clássica.

Após as duas partituras iniciais, foi a vez de Das Cirandas, de Almeida Prado, na versão para violino e violoncelo. Prado foi membro da Academia Brasileira de Música, considerado um dos maiores músicos eruditos no Brasil. A peça seguinte foi Passacaglia, de Georg Friedrich Händel, artista do século XVIII por diversas vezes chamado de Shakespeare da música barroca. A última performance foi Quarteto de cordas n° 2, de ⁠Karol Szymanowski, renomado pianista e compositor da Polônia que inspirou o nome do Festival.

Quarteto de cordas na Pinacoteca Potiguar – Foto: Durval Cesetti

Nesta segunda-feira, acontece uma palestra sobre música polonesa ministrada pela musicóloga Ewa Monczak, às 19h, no Auditório Oriano de Almeida da EMUFRN. Na terça-feira, no mesmo local e horário, o violinista Mariusz Monczak apresenta obras polonesas e brasileiras em colaboração com alunos, egressos e professores da EMUFRN, como os violinistas Ronedilk Dantas e Lourenço Budó, o violista Paulo França, o violoncelista Diego Paixão, a contrabaixista Cláudia Amaral e o pianista Mateus Naamã.

Para participar do restante da programação não é necessária inscrição. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *