Retomada do evento, depois de dois anos sem atividades em função da pandemia, fomenta a economia regional e fortalece a interiorização do turismo
Com programação que se estende da sexta-feira (12) ao domingo (14), a 11ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento é retomado após dois anos sem atividades presenciais. Considerado um dos mais importantes atrativos da região Agreste do Estado, o evento estima um público de pelo menos 30 mil pessoas, cinco vezes mais que a população local.
Gastronomia, atrações artísticas e artesanato compõem a festa, que neste sábado (13), teve entre as atrações Isaac Galvão, Elba Ramalho e Vicente Nery.
O festival é uma realização da Prefeitura de Serra de São Bento, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Governo do Estado, que tem dado ênfase à regionalização do Turismo, por meio do Governo Cidadão, e ainda Emprotur, The World Bank, Fecomércio-RN, Sesc, Senac e Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur-RN).
A prefeita Wanessa Gomes de Morais destacou o sucesso da volta da festa de inverno. “Depois de dois anos sem o evento, a retomada foi fantástica, com a participação de muita gente. Investimos na infraestrutura da festa e temos colhido bons resultados.”
Serra de São Bento fica a 130 quilômetros de Natal, na Barborema Potiguar, região Agreste do Rio Grande do Norte. Tem 5.739 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Nesta época do ano, a temperatura varia de 19°C a 27°C. Para manter a ordem, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social reforçou o policiamento e instalou uma base móvel da PM.
A secretária estadual de Turismo, Ana Costa, ressaltou que o festival fomenta a economia não só do município, mas de toda a região do Agreste Potiguar. “Eventos como este mostram o que a região tem de melhor. As pessoas vêm conhecer um pouco mais da serra, sua gastronomia, as atividades turísticas de aventura, de contemplação. Além de curtir os shows, o turista tem a oportunidade curtir o frio. O RN não é só sol e mar. As serras oferecem uma experiência diferenciada”.