A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) lançou um edital de popularização da ciência para preenchimento de vagas remanescentes do Edital nº 28/2024. O objetivo é selecionar propostas de divulgação científica e popularização da ciência para serem executadas nos territórios da cidadania do RN. Neste edital, as propostas selecionadas atenderão os cinco territórios do RN que não foram contemplados no edital anterior: Seridó, Potengi, Trairi, Mato Grande e Sertão do Apodi.
Ao inscrever a proposta, o pesquisador deverá indicar o território onde ela será executada. De acordo com o edital, será selecionada uma proposta para cada território.
O edital prevê a concessão de 15 bolsas, sendo 5 para coordenadores técnicos, com valor de R$ 1.500,00, e 10 para estudantes de graduação que integrarão as equipes, no valor de R$ 700,00. Além disso, haverá apoio financeiro para o custeio das atividades.
As iniciativas selecionadas têm como foco ampliar a percepção pública sobre ciência e tecnologia, promovendo o engajamento social nos avanços científicos regionais.
As inscrições serão realizadas de 5 a 13 de fevereiro, exclusivamente por e-mail, conforme as diretrizes do edital. Os resultados preliminares e finais serão divulgados no site da FAPERN, com o início das atividades programado para 10 de março de 2025.
Os candidatos devem possuir graduação e mestrado, vínculo ativo com uma ICTI do RN e experiência em projetos de pesquisa e/ou popularização da ciência. Além disso, é necessário formar uma equipe com dois estudantes de graduação para a execução da proposta.
Para mais informações, acesse o edital completo no site da FAPERN.