FAPERN lança editais para fortalecimento da pesquisa e inovação na UERN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern), lançou dois novos editais voltados ao fortalecimento da pesquisa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os editais fazem parte do Programa RN Mais Científico e integram os Eixos 2 e 3, com o objetivo de reduzir assimetrias no desenvolvimento científico e tecnológico regional. O Eixo 2 foca no desenvolvimento científico e tecnológico regional na graduação, enquanto o Eixo 3 visa à inovação na gestão acadêmico-científica.

Ao todo, estão sendo ofertadas 13 vagas, sendo 6 vagas destinadas ao Edital 06/2025 (Eixo 2) e 7 vagas para o Edital 07/2025 (Eixo 3). As oportunidades são voltadas para pesquisadores com graduação em diversas áreas, como Letras, Enfermagem, Pedagogia, Filosofia, Comunicação, Marketing, Tecnologia da Informação, Pedagogia, Biblioteconomia, entre outras.

Os selecionados atuarão nos campi da UERN nas cidades de Pau dos Ferros, Natal, Mossoró, Patu, Caicó e Assu, conforme previsão dos editais.

As inscrições para os dois editais estarão abertas de 23 a 31 de março de 2025, devendo ser realizadas exclusivamente por e-mail, conforme orientações específicas de cada edital. O processo seletivo contará com análise de documentos, avaliação de propostas, entrevistas e análise curricular.

Os candidatos selecionados receberão bolsas de R$ 2.500,00 para atuação em projetos vinculados ao programa, com carga horária semanal de 30 horas. A duração das bolsas é de 24 meses.

RN Mais Científico

Com um orçamento de quase R$ 7 milhões, o RN Mais Científico é um programa estratégico lançado pela Fapern em 2024 para fortalecer a pesquisa na UERN e reduzir as assimetrias no desenvolvimento científico e tecnológico no estado. Seu principal objetivo é apoiar e fomentar atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na universidade.

De forma específica, o programa busca fortalecer a pós-graduação stricto sensu e reduzir as desigualdades regionais no desenvolvimento científico e tecnológico, ampliando o impacto da pesquisa acadêmica no Rio Grande do Norte.

O RN Mais Científico está estruturado em três eixos estratégicos: Desenvolvimento da pesquisa na Pós-graduação, Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional na Graduação e Inovação na Gestão Acadêmico-Científica.

Para mais informações, os interessados podem acessar os editais completos no site da Fapern, na aba editais/inscrições abertas (www.fapern.rn.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *