Na tarde do último dia 08, o Diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), Professor Gilton Sampaio, recebeu a professora Maria do Livramento Clementino para discutir o acordo de cooperação com o CNPq. A Fapern irá apoiar os trabalhos do Labplan, que agora ascende à condição de Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia (INCT).
Na reunião foram discutidos alinhamentos dos procedimentos processuais para consolidar o acordo entre o CNPq e a Fapern. Também participaram da reunião a Diretora de Tecnologia e Inovação, Marta Matos, a pesquisadora de desenvolvimento regional Erickaline Lima e o Diretor Administrativo Financeiro em Exercício, Leodécio de Holanda.
Fundado em 2009 o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Labplan), do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN), produz pesquisas envolvendo planejamento urbano, estudos rurais e políticas públicas. No final de 2023 o laboratório foi transformado em um novo INCT, um dos 40 criados no Brasil, e o único no RN, em atendimento ao edital CNPq nº58/2022.
Oferecendo estrutura com salas de estudo, auditórios e espaço para docentes, o Labplan disponibiliza todas as condições para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e de formação profissional. Atualmente, o laboratório agrega vários grupos de pesquisas de diversas vertentes de estudo das políticas públicas, arquitetura e urbanismo.
Além da Fapern e do CNPq, o laboratório receberá recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Todo o financiamento será destinado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa do Labplan. Na UFRN, o projeto será coordenado pela professora Maria do Livramento Clementino, e com a professora Juliana Bacelar de Araújo na vice-coordenação.
FAPERN e CNPq alinham parceria para impulsionar pesquisas do Labplan da UFRN