A FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, abriu, oficialmente, o primeiro processo seletivo para contratação de professores da instituição, com um total de quatro vagas.
As inscrições podem ser realizadas até a próxima quarta-feira, 07 de fevereiro, no site do IEL/RN (https://www.rn.iel.org.br/processos-seletivos), onde também está disponível o edital completo.
A seleção inclui etapas de análise de escolaridade, formação profissional e experiência mínima – com exigências que variam de acordo com a área – além de aula expositiva e entrevista.
“A FAETI pretende oportunizar à sociedade a convivência com pesquisadores renomados do setor de energias, no corpo docente, e, no que diz respeito a novas contratações, o plano é adicionar novos profissionais à equipe de professores a cada semestre, conforme a demanda”, frisa Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Faculdade.
Entre os requisitos para concorrer às vagas estão experiência mínima de seis anos e participação comprovada em projetos de ensino, pesquisa ou extensão no ensino superior.
Profissionais com licenciatura em Matemática ou Física e doutorado, com graduação em Engenharia Mecânica e mestrado e com Licenciatura em Letras, com mestrado, podem participar.
O resultado do processo seletivo está previsto para 26 de fevereiro. Os candidatos aprovados atuarão como “horistas” na Faculdade, ou seja, como docentes contratados por hora-aula para o curso de Engenharia Mecânica.
A equipe será distribuída em disciplinas de Cálculo (Cálculo diferencial e Integral I, e Geometria Analítica e Álgebra Linear), Comunicação e Expressão (EAD) e Introdução à Engenharia. As aulas terão início em 4 de março.
Formação
A FAETI é a primeira Faculdade do Brasil com foco em energias renováveis e marca a expansão das ações do SENAI-RN para o setor no país. A portaria de credenciamento da Faculdade foi publicada pelo Ministério da Educação em agosto de 2023.
“O objetivo que traçamos é formar profissionais com um perfil mais próximo às necessidades práticas do ambiente industrial, com foco especialmente nas demandas do setor de energia. Neste primeiro ano, a graduação em Engenharia Mecânica ofertará 45 vagas e temos, também, programas de pós-graduação em desenvolvimento. A partir do segundo ano, a intenção é receber mais 45 estudantes de Engenharia Mecânica e iniciar a operação da primeira turma de Engenharia Elétrica”, observa Rodrigo Mello.
A instituição vai funcionar no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal, também sede dos Centros de referência do SENAI, no Brasil, para formação profissional, inovação e pesquisa aplicada em energias renováveis e sustentabilidade (O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER – e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER).
O curso de Engenharia Mecânica será realizado de forma presencial, com duração de 5 anos. Das 45 vagas ofertadas para a primeira turma, 36 foram para ampla concorrência (nota do Enem ou vestibular, realizado no domingo, 04 de fevereiro); 4 para ex-alunos SESI e 5 para colaboradores/familiares do SENAI-RN. A mensalidade será de R$ 1.549,66, com possibilidades de descontos.