O Exército de Israel informou nesta terça-feira, 12, que recuperou o corpo de duas reféns em Gaza. Após o fim da trégua entre israelenses e o grupo islâmico, 122 pessoas ainda seguem sendo reféns dos terroristas, incluindo um brasileiro, o carioca Michel Nisenbaum.
“Durante uma operação em Gaza, os corpos dos reféns Eden Zakaria e [soldado] Ziv Dado foram encontrados e trazidos para Israel”, afirmaram as forças armadas em um comunicado, sem especificar quando ocorreu a operação.
Inicialmente, o Exército de Israel havia informado que era 137, mas houve uma baixa de 15 pessoas que morreram. Nesta semana, o movimento palestino disse que nenhum dos reféns sequestrados durante o ataque de 7 de outubro sairá “vivo” do território sem uma negociação. “Nem o inimigo fascista e seus dirigentes arrogantes, nem seus partidários, poderão recuperar vivos os seus prisioneiros sem uma troca e uma negociação, e sem cumprir as exigências da resistência”, declarou Abu Obeida, porta-voz do braço armado do Hamas, na televisão.
No final de novembro, um acordo de trégua de uma semana permitiu que 105 reféns detidos em Gaza, incluindo 80 israelenses, fossem libertados em troca de 240 prisioneiros palestinos detidos por Israel. O governo israelense estima que 137 reféns permanecem em território palestino.