Ampliar as discussões sobre a neurociência e o processo de aprendizagem da matemática, buscando estratégias para melhorar o ensino desse campo disciplinar. Com esses objetivos, o Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) promove o I Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática. O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de setembro e aceita inscrições até o dia 30 de agosto. Está aberta também a submissão de trabalhos até o dia 31 de julho.
A motivação do evento surge da observação de falhas e problemas nos índices globais de aprendizagem do Brasil. Trazendo essas métricas para a região Nordeste e para o Estado do Rio Grande do Norte, são dados ainda mais problemáticos, como explica Etienne Lautenschlager, coordenadora do evento. “Nós queremos trazer uma nova abordagem para o ensino da matemática. Eu, como uma pessoa sonhadora, vejo uma oportunidade de promover uma revolução no ensino da matemática no Seridó. Há uma carência de eventos científicos, ou programas de formação científica, para os professores da região. Então é um momento ímpar para os educadores e professores que participarem”, conta.
A participação e protagonismo de estudantes da graduação e pós-graduação também é bem-vinda e encorajada, com parte da programação sendo reservada para a apresentação de trabalhos. As áreas temáticas disponíveis são Educação Matemática, Ensino de Ciências, Neurociência e Educação e Neuroeducação e Inclusão, nas modalidades de Comunicação Oral ou Relato de Experiência. Na primeira, podem ser apresentados produtos advindos de pesquisa, mestrado, doutorado ou grupos de pesquisa. Já os relatos devem ser situações que o autor vivenciou, por exemplo, no desenvolvimento de estratégias de ensino dentro da sala de aula. Mais detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento.
A organização é composta por dois grupos que operam com o foco nas temáticas de neurociência e matemática: o Grupo de Pesquisa, Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI), sob a coordenação da professora Kátia Regina Lopes, e o Grupo de Estudos em Neurociência Cognitiva e Educação Matemática (Gencem), junto à Etienne. O evento teve origem a partir do I Encontro Potiguar de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática, realizado em 2020. Com essa edição, acontece o seguimento do encontro a nível regional e sua primeira edição em âmbito nacional, reunindo palestrantes de diversas universidades.
Acesso às opções de inscrição, submissão de trabalhos e outras informações como programação, hospedagem e alimentação durante o evento podem ser consultadas na página oficial. Toda a programação acontecerá nas dependências do Ceres, em Caicó.