Evento do Ceres debate a construção da cidadania geográfica no Seridó

O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) promove evento para dialogar os processos de ensino e aprendizagem geográfico na região do Seridó do Rio Grande do Norte. A ação, intitulada A construção da Cidadania Geográfica no Seridó Potiguar a partir do Projeto Educacional Internacional ‘Nós propomos’, acontece entre os dias 27 e 28 de abril, no Anfiteatro da instituição. As inscrições devem ser realizadas no Sigaa.

A partir do projeto internacional Nós Propomos, desenvolvido em Portugal para difundir o campo da Geografia em instituições de vários países, o evento busca discutir os diferentes agentes propostos pelo projeto de âmbito educacional e geográfico. A ação objetiva ainda debater os caminhos de transformação e dinamicidade de ensino da Geografia como forma de fortalecer a futura atuação profissional dos licenciados nessa área, de estudantes e de profissionais de áreas correlatas.

No dia 27 de abril, o evento acontece à noite, das 19h às 22h. No dia 28, será realizado pela manhã, das 8h às 11h. As palestras serão ministradas por Sérgio Claudino Loureiro Nunes, professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Igot), ligado à Universidade de Lisboa e responsável pela idealização do projeto Nós Propomos. A mediação é por conta de Francisca Elizonete de Souza Lima, docente do curso de Geografia da UFRN. Os diálogos poderão ser acompanhados também pelo canal do YouTube da Associação dos Geógrafos Brasileiros de Caicó (AGB).

O professor Iapony Rodrigues, do Departamento de Geografia do Ceres (DGC/UFRN) e responsável pela atividade, acredita que ela é importante para o aprofundamento do conhecimento acerca da atuação dos futuros profissionais em Geografia da comunidade seridoense e de diferentes profissionais de áreas correlatas em todo o Rio Grande do Norte, no Brasil e no mundo. De acordo com o professor, há uma possibilidade de maiores reflexões sobre a temática, visto que o evento é híbrido.

“É importante destacar a ampla participação dos discentes, em especial para os estudantes de Geografia do Ceres ou de áreas correlatas, no que se refere à temática abordada para enfatizarmos a aplicabilidade dos estudos científicos e a relevância da atuação profissional”, comenta Iapony Rodrigues.

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