ESUFRN e EAJ ofertarão cursos de formação pelo Programa Mulheres Mil

A Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) vão ofertar 450 vagas em cursos do Programa Mulheres Mil. Relançada pelo governo federal em abril de 2023, a ação é parte de um conjunto de políticas públicas e promove formação profissional, elevação de escolaridade e inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os cursos ofertados pela ESUFRN e pela EAJ são: Cuidador da Pessoa Idosa, Cuidador Infantil, Recepcionista em Serviços de Saúde, Auxiliar de Cozinha, Processadora de Frutas, Agricultura Orgânica, Operadora de Beneficiamento de Pescado e Algicultura.

“A ESUFRN deve realizar as atividades nos municípios de Natal, Parnamirim e Maxaranguape. Em breve informaremos detalhes de quando, onde e como será feita a execução do Mulheres Mil em nossa Escola”, explicou a docente da ESUFRN Cleonice Cavalcante.

A professora representou a UFRN nas Oficinas de Formação na Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil. O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 24 e 28 de julho. A atividade contou com a participação de servidores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que foram contempladas com as 15 mil vagas da primeira chamada do Programa Mulheres Mil.

Histórico

A Escola de Saúde da UFRN já foi uma das instituições executoras do Mulheres Mil, entre os anos de 2014 e 2017, como uma das modalidades ofertadas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesse período, a Escola ofertou cursos de formação inicial e continuada, que certificaram 277 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

As qualificações foram para Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Higienista de Serviços de Saúde, Atendente de Nutrição, Agente de Informações Turísticas, Atendente de Lanchonete, Auxiliar/Assistente de Recursos Humanos e Almoxarife. Em parceria com a EAJ, a ESUFRN também ofereceu cursos de Agente de Combate às Endemias, Higienista de Serviços de Saúde e Recepcionista em Serviços de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *