Estudantes elaboram inventários turísticos no Seridó Potiguar

Situado na região do Seridó, o município de São Vicente teve sua população estimada em 6.310 habitantes no ano de 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi nessa cidade, entre os dias 15 e 17 de dezembro, que a equipe extensionista do curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) esteve presente para o último levantamento do potencial turístico realizado em 2023.

A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pelo programa Turismo, qualificação profissional e desenvolvimento regional do Seridó Potiguar – Qualistur.

Com início em 2011, o projeto de Inventariação Turística atua em várias regiões do estado, principalmente no Seridó. A necessidade de conhecer a oferta turística da região, especialmente dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, é considerada o fator motivador para o surgimento da iniciativa. Anualmente, vários municípios são inventariados a partir do apoio, também, do Laboratório de Pesquisa e Estudos Turísticos (Lapet), vinculado à unidade acadêmica.

Considerado um importante instrumento de planejamento e de gestão da atividade turística, o Inventário da Oferta Turística é um instrumento responsável por fazer o diagnóstico de tudo o que um destino tem para oferecer ao turista. Além disso, o documento abrange aspectos como os atrativos turísticos, os equipamentos e os serviços turísticos e a infraestrutura.

Responsável por coordenar o projeto, Marcelo Taveira, professor da Felcs, esclarece como funciona a escolha de determinada cidade para ser realizado o inventário turístico. “Prioritariamente, levamos em consideração os municípios situados na região Seridó que possuam um órgão municipal de turismo e potencial turístico reconhecido nas dimensões cultural e ambiental”, pontua. Ainda segundo o docente, a gestão municipal solicita à Instituição a realização do inventário turístico e a demanda é atendida a partir da assinatura de um Termo de Compromisso, celebrando-se assim a parceria institucional.

Em 2022, foram realizados 15 inventários turísticos em municípios que compõem o Seridó. Já neste ano de 2023, dez cidades foram contempladas pelo projeto, no entanto, por condições logísticas, algumas dessas não conseguiram receber a equipe neste ano e serão beneficiadas com a inventariação turística em 2024. Segundo Marcelo Taveira, após a última viagem de campo realizada a São Vicente, a equipe fará o tratamento e a organização dos dados da cidade. No próximo semestre letivo, acontecerá a entrega pública do produto finalizado, que consiste no Inventário da Oferta Turística, publicado em formato de e-book.

São Vicente foi o último município a ser beneficiado com a inventariação turística em 2023. Foto: Qualistur

Para o docente, a partir da inventariação, os gestores públicos e a população residente conhecem o real potencial turístico existente, bem como a rede de comércio e de serviços que possibilitam uma melhor vivência turística por parte dos visitantes. “A ação é de extrema relevância no processo formativo do corpo discente do curso de Turismo, pois é um momento de colocar em prática as teorias discutidas em sala de aula no campo da gestão e do planejamento turístico”, salienta Marcelo Taveira.

As expectativas para 2024 são de que seja garantida a continuidade da ação, que, de acordo com Marcelo Taveira, sistematicamente tem sido responsável pelo levantamento e a organização de dados turísticos dos municípios potiguares, contribuindo para a qualificação dos documentos técnicos para fins de planejamento e de gestão. O docente espera que, durante o próximo ano, todos os municípios da região do Seridó sejam inventariados com dados turísticos sistematizados, a partir da realidade de cada local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *