As ações desenvolvidas pela Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estão sendo retomadas com o início das aulas de cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Mulheres Mil, que objetiva a formação profissional, elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Até o momento, oito turmas já iniciaram nos polos de Natal, com 03 turmas de Cuidador de Pessoa Idosa nos bairros do Alecrim (CMTE); Lagoa Nova (IEN/UFRN); e Mãe Luiza (EE Dinarte Mariz); uma de Higienista de Serviço de Saúde (CMTE/ZONA NORTE) e uma de Massagista (na sede da ESUFRN); Parnamirim, onde está sendo realizada uma turma de Agente de Alimentação Escolar (CEO/SMS); e em São Miguel do Gostoso, sediando duas turmas, uma de Cuidador de Pessoa Idosa e outra de Agente de Reservas e Recepção. No polo de Santa Cruz, estão previstas para iniciar no dia 03 de junho mais duas turmas, uma de Cuidador de Pessoa Idosa e outra de Higienista de Serviços de Saúde.
As atividades em andamento no momento se referem ao módulo básico de aulas, que contempla disciplinas comuns a todos os cursos, como: Noções de Empreendedorismo; Educação Financeira; Inclusão Digital; Biossegurança, Saúde da Mulher e Qualidade de Vida. “As aulas têm previsão de conclusão no final de agosto, quando totalizaremos uma média de 295 alunas capacitadas na primeira etapa”, explica a coordenadora do Pronatec na Escola de Saúde, professora Cleonice Cavalcante.
Após a conclusão dessas turmas, a ESUFRN já tem programação prevista para iniciar outras 07 turmas no segundo semestre, totalizando 530 mulheres capacitadas em 2024. “O propósito das capacitações Pronatec é promover a inclusão cidadã por meio da educação e da perspectiva de crescimento pessoal e profissional das mulheres atendidas, levando-se em consideração as suas realidades, necessidades, dificuldades e anseios”, finaliza a professora da Escola de Saúde.