Escola de Saúde inicia novas turmas de capacitação para mulheres através do Pronatec

As ações desenvolvidas pela Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estão sendo retomadas com o início das aulas de cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Mulheres Mil, que objetiva a formação profissional, elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Até o momento, oito turmas já iniciaram nos polos de Natal, com 03 turmas de Cuidador de Pessoa Idosa nos bairros do Alecrim (CMTE); Lagoa Nova (IEN/UFRN); e Mãe Luiza (EE Dinarte Mariz); uma de Higienista de Serviço de Saúde (CMTE/ZONA NORTE) e uma de Massagista (na sede da ESUFRN); Parnamirim, onde está sendo realizada uma turma de Agente de Alimentação Escolar (CEO/SMS); e em São Miguel do Gostoso, sediando duas turmas, uma de Cuidador de Pessoa Idosa e outra de Agente de Reservas e Recepção. No polo de Santa Cruz, estão previstas para iniciar no dia 03 de junho mais duas turmas, uma de Cuidador de Pessoa Idosa e outra de Higienista de Serviços de Saúde.

As atividades em andamento no momento se referem ao módulo básico de aulas, que contempla disciplinas comuns a todos os cursos, como: Noções de Empreendedorismo; Educação Financeira; Inclusão Digital; Biossegurança, Saúde da Mulher e Qualidade de Vida. “As aulas têm previsão de conclusão no final de agosto, quando totalizaremos uma média de 295 alunas capacitadas na primeira etapa”, explica a coordenadora do Pronatec na Escola de Saúde, professora Cleonice Cavalcante.

Após a conclusão dessas turmas, a ESUFRN já tem programação prevista para iniciar outras 07 turmas no segundo semestre, totalizando 530 mulheres capacitadas em 2024. “O propósito das capacitações Pronatec é promover a inclusão cidadã por meio da educação e da perspectiva de crescimento pessoal e profissional das mulheres atendidas, levando-se em consideração as suas realidades, necessidades, dificuldades e anseios”, finaliza a professora da Escola de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *