Equipe técnica do Idema participa de curso sobre Avaliação de Estudos de Riscos

Na manhã desta segunda-feira (4), a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema participa no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do órgão, do Curso “Avaliação de Estudos Quantitativos de Riscos”, pelo instrutor Carlos Enrique.

Ao longo do dia, os setores técnicos do Idema ampliam o conhecimento sobre os riscos industriais, a importância da gestão de riscos nos processos industriais.

Na oportunidade, Carlos Enrique compartilha sua experiência prática e conhecimento teórico para os participantes para aplicar as técnicas de avaliação de riscos quantitativos em seus respectivos campos de atuação. O profissional destaca casos de estudo, exemplos da realidade, situações vivenciadas ao longo de sua carreira na área ambiental e melhores práticas para enriquecer e tornar o aprendizado mais prático e aplicável.

O conteúdo programático contempla: a importância da gestão de riscos nos processos industriais; fundamentos de Estudos Quantitativos de Riscos (QRA), conceitos básicos de segurança e riscos industriais, identificação de perigos e avaliação de riscos; modelagem de eventos de riscos, análise de consequências, análise de probabilidade e incerteza, gestão e mitigação de riscos, legislação e normas regulatórias.

A avaliação de estudos quantitativos de riscos fornece à equipe técnica do Idema, informações sólidas e baseadas em dados para apoiar a tomada de decisões informadas. Além disso, permite identificar potenciais ameaças ambientais e implementar medidas de mitigação adequadas para reduzir ou eliminar esses riscos.

Projetista de rotas de tratamento de resíduos, com vasta experiência no tratamento de rejeitos provenientes da indústria de Petróleo, com projetos realizados para tratamento de efluentes de refinarias, fluidos de perfuração, landfarming, biopilha, coprocessamento e incineração de resíduos. Atuou em processos de Due Diligence e comercialização de grandes ativos de produção de energia (termoelétricas).

Carlos Henrique é D.Sc. em Engenharia de Segurança de Processos (UFRN), Bacharel em Engenharia Química (UFRN) e Engenharia Civil (UNIBF), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UnP), Processamento de Petróleo (UERJ) e Gerenciamento de Projetos (FGV).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *