O Encontro de Saúde na Socioeducação reuniu profissionais que atuam na rede (assistência social, educação e saúde) dos programas de meio aberto e fechado de Caicó. O evento foi realizado na quarta-feira (25), no Auditório do Hospital Telecita Freitas Fontes (Hospital do Seridó), e integra a programação de formação temática para novos agentes socioeducativos, aprovados no recente concurso público da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN).
A atividade também será realizada em Mossoró, na terça-feira (31), das 8h às 13h, na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Entre os objetivos do encontro está apresentar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI), evidenciando a situação do território junto à referida política; apresentar as estratégias para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho; apresentar também o desenho do fluxo municipal da saúde voltado ao atendimento socioeducativo e fortalecer a articulação intersetorial com vistas a ampliar os cuidados com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no território.
O encontro é promovido pela Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas (Saps), Núcleo Ciclos de Vida (NCV) através da Área Técnica da Saúde do Adolescente e Jovens (Asaj/PSE) e em parceria com Subcoordenadoria de Redes de Atenção à Saúde (SRAS) através do Núcleo Estadual de Saúde Mental (Nusme).
A iniciativa tem foco na saúde mental e também faz parte das ações previstas na Programação Anual de Saúde (PAS) pela Área Técnica da Saúde de Adolescentes e Jovens (ASAJ/PSE).