Enconat 2024 resgata no público o interesse pelo canto coral

Na quinta-feira (07), 10 grupos corais se apresentaram na terceira noite do 30º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 22º Encontro Nacional de Coros em Natal, que acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Dentre as apresentações, o público acompanhou clássicos da música popular brasileira, forró, rock e ópera.  A programação de concertos oficiais segue até o próximo sábado (09).

Na plateia do auditório do Cemure, o padre Marcos Rodrigues da Silva estava admirado com as apresentações dos grupos corais. “A finalidade da música é algo muito fecundo em nossa alma, e o canto coral fecunda muito isso diante das peças que são apresentadas em todos os corais. Eu digo isso porque já fui coralista do coral Harmus, por cinco anos. Vim prestigiar os corais, e atualmente estou regendo um coral de mulheres na Catedral Metropolitana de Natal e estamos participando como uma aula de campo, para mostrar a elas a leveza que é cantar e que fortalece a alma”, relatou.

A soprano, Rejane Marta de Medeiros, que começou a cantar em junho deste ano no Coral Santo Afonso, falou sobre a expectativa de subir no palco pela primeira vez no Enconat. “Hoje não estou encarando como uma competição, mas lógico que iremos procurar fazer o melhor. É interessante também porque acabamos conhecendo outras formações de corais. O interessante é que eu não conhecia o evento e através do meu coral estou conhecendo e estou muito feliz em poder participar do evento”, disse.

O regente Edvaldo Ribeiro, do Coral da ANASPS, falou da importância de participar de mais um ano do Enconat. “A participação desse grande evento é esperado por todo o ano, por todos os coralistas tanto de Natal e nacionalmente também. O encontro aqui já é consolidado, são 30 anos e temos o prazer de estar aqui todos os anos, onde a gente prepara as nossas melhores músicas, figurinos, tudo para a gente fazer uma festa de coral na nossa cidade”.

Durante o 3º concerto oficial do Enconat 2024, subiram ao palco do Cemure, Coral Vozes da Melhor Idade, Coral da ANASPS, Grupo Vocal Canto Livre, Coro IFRN Jucurutu, Coral HARMUS/CEI da Romualdo e Roberto Freire, Coral Santo Afonso, Coral da SEEC, Cora Canto Paramirins, Coro da Igreja Batista Zona Sul e o Grupo de Ópera Canto Dell’Arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *