Mais de um milhão de estudantes se inscreveram no Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, 2023. As provas serão aplicadas no dia 27 de agosto para o ensino fundamental e médio, em todos os estados e no Distrito Federal.
Entre os inscritos, pouco mais de 190 mil buscam a certificação para o ensino fundamental e mais de 900 mil para o ensino médio.
Segundo o Inep, neste ano, o exame contará com novidades, como a inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado para quem tem deficiência visual e a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
O Inep recomenda aos participantes ficarem atentos aos documentos válidos para identificação. Entre eles estão: carteira de habilitação; passaporte; cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal entre outros.
O Encceja avalia competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.