Emoção e reconhecimento marcam cerimônia do Prêmio IEL de Talentos durante o Sistema FIERN Experience

Emoção, reconhecimento e chancela para seguir galgando uma história profissional de sucesso. Esses sentimentos foram marcantes entre os premiados na cerimônia de entrega da etapa estadual do Prêmio IEL de Talentos, realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN), nesta sexta-feira (25), no segundo dia de Sistema FIERN Experience.

A solenidade aconteceu no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, e reconheceu as melhores práticas inovadoras de estagiários, empresas e instituições de ensino.

Os projetos premiados no 1º lugar de cada categoria desta etapa serão submetidos para a avaliação da etapa nacional, que neste ano acontece presencialmente, no mês de outubro, em São Paulo. Neste ano, a premiação contou com 40 projetos inscritos no RN.

No total, foram três categorias em disputa: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora e Educação Inovadora. A premiação entregou R$ 1,5 mil para os vencedores na modalidade de Estágio Inovador.

Em Educação Inovadora, o IFRN venceu em Ensino Nível Técnico e Superior. Para o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, as conquistas são o reconhecimento do trabalho feito pela pró-reitoria de extensão e as coordenações de extensão que executam esse trabalho nos Campi. “Isso mostra o fruto do trabalho coletivo fazendo com que nossos alunos possam se inserir no mundo do trabalho através da experiência do estágio”, frisou.

Na categoria Empresa Inovadora, em Grande Porte quem venceu foi o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, destacou que a premiação é de importância tanto pelo aprendizado dos alunos no processo como pela contribuição efetiva que os estagiários dão ao Ministério Público. “É a confirmação de que a abertura a novas ideias e a inovação de novos projetos traz benefícios a quem faz, o estagiário, e também ao Ministério Público”, disse.

Na categoria Empresa Inovadora, Médio Porte, a conquista foi da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas. O prefeito Gilson Dantas reforçou a importância do reconhecimento de um programa muito importante para nossa gestão, que é o de estágio em parceria com o IEL em Carnaúba dos Dantas. “Isso fomenta e ajuda nossos estudantes a estarem em um ambiente aprendendo com o apoio da prefeitura e do IEL”, afirmou.

Na categoria Estagiário Inovador, em Micro e Pequena Empresa a conquista foi de Aléxia Monteiro Valentim, estagiária no Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis ISI-ER SENAI RN; com o projeto “Aplicação da Automação Predial do Sistema de Avaliação Prática (SAP)”.

Na comemoração da vitória, ela destacou que a conquista representa o resultado do esforço e trabalho de uma equipe competente. “A gente vinha desenvolvendo o projeto e fico muito feliz por esse reconhecimento, que traz motivação para novos projetos”, disse.

Na categoria Projeto Inovador, em Médias Empresas, o primeiro lugar foi Lucas Franklin de Lima; da Bonor Industrial. Ele venceu com o projeto “Uma alternativa sustentável e eficiente com banhos de cobre alcalino isento de cianeto”. O vencedor destacou o apoio recebido pela empresa em que estagia e agradeceu a oportunidade em disputar a premiação. “Estamos tendo a oportunidade de desenvolver na área de inovação industrial”, afirmou.

Um detalhe dessa categoria é que a supervisora Karem Magalhães foi a primeira colocada nesta categoria na edição do Prêmio IEL do ano passado, sendo contratada pela empresa após a premiação. O próprio vencedor Lucas Lima também já não é mais estagiário, tendo sido contratado pela empresa.

Em Projeto Inovador – Grandes Empresas, a conquista foi de Erick Santos Silva com o Projeto “Metaverso do Modelo Pedagógico do Senac RN”. Após conquistar a premiação, Erick Silva lembrou todo o trabalho para desenvolver o projeto até chegar à premiação. “Esse é o reconhecimento por tudo que passamos para finalizar e disputar o prêmio”, falou.

Do Estágio para o Emprego

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo, recebeu uma menção honrosa do IEL como homenagem pela sua contribuição e incentivo aos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto e à política de estágio, durante os 12 anos de sua gestão à frente da FIERN.

O presidente ressaltou que o IEL vem trabalhando fortemente não só a parte do estágio como também o emprego, com a valorização dos talentos profissionais. “Conseguimos essa transformação no IEL. E a mudança do nome do prêmio é uma arrancada para isso”, disse. “A realização do prêmio é uma oportunidade para a indústria na busca de novos talentos, além de ser uma contribuição do setor para o Rio Grande do Norte”, reforçou.

Para o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, o resultado do prêmio é uma chancela de todo o trabalho que o Instituto tem feito com as instituições de ensino, empresas e alunos para fomentar um programa de estágio exitoso e que seja, de fato, um programa sócio educativo para os alunos e o ecossistema que faz o programa acontecer. “As boas práticas aos alunos fazem com que o que eles aprendem no dia a dia possa ser colocado em prática no mercado de trabalho”, explicou. O gestor afirmou que o programa já é uma referência no Estado.

Antes da entrega da premiação, o coordenador de Estágio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN, Fabio Barreto; O assessor pedagógico da SUEP, vinculada à Secretaria Estadual de Educação e Cultura, João Kaio Cavalcante de Morais; o responsável técnico de Estágio do IEL, André Pereira; a economista, com experiência em Gestão e Avaliação de Projetos; Kesiane Santana , que foi representada por sua irmã Kathiane Santana; e a gestora do Núcleo de Apoio a Gestão de Inovação (NAGI) do sistema FIERN, Susie Macedo, que foi representada por Helen Buonora, receberam certificado de agradecimento pelo envolvimento e participação para realização do prêmio.

Os projetos premiados em 1º lugar de cada categoria desta etapa serão submetidos para a avaliação da etapa nacional, que neste ano acontece presencialmente, no mês de outubro, em São Paulo. Neste ano, a premiação conta com 40 projetos inscritos na etapa estadual.

A premiação, criada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), era conhecida como Prêmio IEL de Estágio, mas esse ano foi reformulada e traz uma nova modalidade. Agora artigos e projetos inovadores do programa Inova Talentos também serão reconhecidos na competição. Prêmios tradicionais para estagiários, empresas e instituições de ensino estão mantidos.

O prêmio IEL de Talentos é uma iniciativa anual do IEL, para fomentar práticas inovadoras nos programas de estágios desenvolvido nas empresas, e com a orientação das instituições de ensino. Neste ano, o Prêmio IEL de Talentos foca efetivamente em práticas voltadas para a inserção do estagiário em desenvolvimento de projetos.

Confira os vencedores em cada categoria:

EDUCAÇÃO INOVADORA

Instituição de Ensino Nível Técnico

Primeiro lugar: IFRN

Segundo lugar: CTGAS-ER – SENAI RN

Terceiro lugar: SENAC/RN

Instituição de Ensino Nível Superior

Primeiro lugar: IFRN

Segundo lugar: UNP – UNIVERSIDADE POTIGUAR

Terceiro lugar: Unifacex – Centro Universitário Facex

EMPRESA INOVADORA

Grande Porte

Primeiro lugar: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte

Médio Porte

Primeiro lugar: Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas

ESTAGIÁRIO INOVADOR

Micro e Pequena Empresa

Primeiro lugar: Aléxia Monteiro Valentim, estagiária no Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis ISI-ER SENAI RN; com o projeto “Aplicação da Automação Predial do Sistema de Avaliação Prática (SAP)”

Segundo lugar: Abson Modesto da Silva, estagiário do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS ER SENAI RN; com o projeto “Previsão da Velocidade do Vento”

PROJETO INOVADOR

Médias empresas

Primeiro lugar: Lucas Franklin de Lima; da Bonor Industrial com o Projeto: Uma alternativa sustentável e eficiente com banhos de cobre alcalino isento de cianeto

Segundo lugar: Thaíse Aghata Maia Lopes, da Bonor Industrial com o Projeto: Aperfeiçoamento de processos galvânicos de niquelagem através do controle de parâmetros físico-químicos.

Grandes empresas

Primeiro lugar: Erick Santos Silva pelo Projeto: Metaverso do Modelo Pedagógico do Senac RN

Segundo lugar: Francisco Daniel Davi; com o Projeto Sofia: Integração de IA para uma Experiência Virtual Inovadora

Terceiro lugar: Bruna Stephani Soares da Silva – Projeto: MPRN Vision Design

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *