Em sessão solene na Câmara de Caicó, PCdoB é homenageado pelos seus 100 anos de fundação

Em sessão solene ocorrida nesta teca-feira (22), a Câmara de Vereadores de Caicó homenageou o PCdoB pelos seus 100 anos de fundação. Proposta pelo vereador Veranilson Pereira, a sessão foi bastante prestigiada e contou inclusive com a presença do presidente estadual da sigla partidária – Divanilton Pereira e o vice-governador Antenor Roberto ( na modalidade remota).
 
O vereador Lobão Filho abriu os discursos da noite falando sobre a história do partido junto ao MDB, principalmente na época da ditadura e a importância da democracia para o Brasil.
 
Já o vereador Andinho Duarte lembrou que entrou na política a partir da filosofia do partido, quando aluno do curso de pedagogia da UFRN. Lembrou inclusive de “camaradas” históricos como Maria Mariz, Socorro Freitas e Geraldo Assunção.
 
A sessão ainda contou com a participação dos vereadores: Lobão Filho ( MDB), Andinho Duarte ( PSC) e Max Azevedo ( Solidariedade); o presidente municipal do PT – Dany Guedes, o procurador do município João Braz, o secretário de municipal de educação – Sérgio André, presidente da UJS Potiguar – Fred Germano, além de outros convidados.

História do PCdoB

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro de esquerda. Foi fundado em 1922, por vários dirigentes proletários. É o partido mais antigo do país, tendo passado 60 anos de vida na clandestinidade.O PCdoB é baseado ideologicamente nos princípios da teoria científica de Marx, Engels e Lênin, tendo forte acesso nos meios sindicais e estudantis.

Origem do PCdoB

Na origem do PCdoB, convergiram os ideais libertários do nascente proletariado. Foi criado como uma dissidência alinhada ao stalinismo dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, naquela época, apoiava as reformas defendidas por Nikita Khrushchov, durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956.

A história do PCdoB

Os primeiros anos do Partido Comunista do Brasil, que vão da fundação do Partido a 1930, indicam o esforço de criar no país uma cultura socialista. Fundado em 25 de março de 1922, o partido congregou sob a mesma legenda os comunistas até o desmembramento internacional deste movimento, ocorrido a partir do XX Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956. No Brasil, essa cisão atingiu a direção que reconstruíra o Partido dos golpes sofridos pelo Estado Novo de Vargas.

O aparecimento deste partido no cenário brasileiro foi fruto do relativo amadurecimento da classe operária, da influência da Revolução Russa de 1917, e da incapacidade da liderança de responder às demandas políticas da luta operária.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *