História do PCdoB O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro de esquerda. Foi fundado em 1922, por vários dirigentes proletários. É o partido mais antigo do país, tendo passado 60 anos de vida na clandestinidade.O PCdoB é baseado ideologicamente nos princípios da teoria científica de Marx, Engels e Lênin, tendo forte acesso nos meios sindicais e estudantis.
Origem do PCdoB
Na origem do PCdoB, convergiram os ideais libertários do nascente proletariado. Foi criado como uma dissidência alinhada ao stalinismo dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, naquela época, apoiava as reformas defendidas por Nikita Khrushchov, durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956.
A história do PCdoB
Os primeiros anos do Partido Comunista do Brasil, que vão da fundação do Partido a 1930, indicam o esforço de criar no país uma cultura socialista. Fundado em 25 de março de 1922, o partido congregou sob a mesma legenda os comunistas até o desmembramento internacional deste movimento, ocorrido a partir do XX Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956. No Brasil, essa cisão atingiu a direção que reconstruíra o Partido dos golpes sofridos pelo Estado Novo de Vargas.
O aparecimento deste partido no cenário brasileiro foi fruto do relativo amadurecimento da classe operária, da influência da Revolução Russa de 1917, e da incapacidade da liderança de responder às demandas políticas da luta operária.