Na manhã de hoje (26), em Natal, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer deu início a Formação Inicial das Novas Unidades Escolares em Tempo Integral 2024. Com o tema “Equidade na Educação Potiguar Integral: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades”, o evento tem como objetivo dinamizar reflexões teóricas sobre a formação integral, visando o desenvolvimento dos estudantes como seres sociais ativos, além de compartilhar experiências exitosas e discutir as bases das propostas pedagógicas e de gestão.
A expansão da educação em tempo integral é uma das metas dos planos nacional e estadual de educação. Para fortalecer essa indução, o Governo Federal promulgou a Lei nº 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, definindo diretrizes para ampliação da jornada escolar e estabelecendo ações estratégicas. O Rio Grande do Norte tem fomentado essa expansão, aumentando o tempo de permanência dos estudantes na escola por meio de um currículo de Educação Integral associado aos saberes do território e à participação ativa dos estudantes nos processos educativos.
Em 2024, a expansão ocorreu em 13 Escolas de Ensino Fundamental e 20 Escolas de Ensino Médio, totalizando 67 de Ensino Fundamental e 115 Unidades Escolares de Ensino Médio. Isso representa mais de 9.939 novos estudantes beneficiados com uma educação em tempo integral, promovendo um sistema educacional mais inclusivo, equitativo e eficaz.
“Enxergamos 2024 como uma janela de oportunidades, um ano que muita coisa será posta em prática. Contamos com o Governo Federal, que agora tem uma gestão comprometida com o ensino público e que voltou a coordenar a política nacional de educação. Daremos início a uma grande formação dos professores que atuam na Educação em Tempo Integral. Vamos incentivar a presença dos nossos estudantes, nenhum pode ficar fora da escola, e teremos o apoio do programa Pé-de-Meia, a poupança do Ensino Médio, que será para todos os estudantes aptos”, declarou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN, durante a abertura da formação.
A discussão sobre equidade na educação subsidiará a reflexão das práticas de currículo, buscando superar disparidades e desigualdades que possam afetar o acesso dos estudantes a uma educação de qualidade. As novas unidades escolares terão a oportunidade de criar um ambiente educativo inclusivo, contribuindo para que todos os estudantes possam aprender, crescer e alcançar seu pleno potencial, fortalecendo o fazer pedagógico entrelaçado com a territorialidade e a construção dos saberes dos estudantes.
“Nosso tema central é cuidar da educação integral, garantindo aprendizagem e respeitando as diversidades, alinhado com nossas jornadas pedagógicas, que servem como ponto de partida para todo o trabalho deste ano. Os elementos do nosso material representam a essência potiguar, com o catavento simbolizando os ventos fortes do Rio Grande do Norte, que esperamos que sejam promissores para nossa prática educativa, e o sol forte, que ilumina e permeia nossas ações nas unidades escolares” explica Agivan Lopes, coordenadora da equipe de implementação das escolas de ensino médio em tempo integral da SEEC.
Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado em preparar os jovens para se tornarem agentes de mudanças em um mundo em constante evolução, garantindo uma educação de qualidade que respeite a diversidade e promova a equidade. O evento é organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) através Subcoordenadorias de Ensino Médio (SUEM) e de Ensino Fundamental (SUEF) e segue até a próxima quarta-feira (28).
Além das autoridades citadas estiveram presentes a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime), Joária Vieira, as coordenadoras de Desenvolvimento Escolar (CODESE), Glauciane Pinheiro, dos Órgãos Regionais de Educação (CORE), Magnólia Morais, os subcoordenadores do Ensino Médio (SUEM), Ciáxares Carvalho, do Ensino Fundamental (SUEF), Nazineide Brito, a diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação (Mossoró), Ana Morais, e os representantes da Educação Profissional (SUEP), Lúcia Monteiro, da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEL), Mateus Dantas, e dos estudantes secundarista, Lílian Mirelly.