A Editora da UFRN (EDUFRN) abre, nesta sexta-feira, 6 de outubro, a mostra Muirakytan: o pixador de livros, no anexo da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Estarão expostos os exemplares dos livros que compuseram a obra literária de mesmo nome, organizada pela escritora Ana de Santana e publicada pela EDUFRN em 2022. A exposição fica aberta durante todo o mês de outubro.
A obra é uma homenagem ao professor Muirakytan Macêdo, docente do Departamento de História, do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), falecido em 2021. A publicação traz um conjunto de ilustrações feitas pelo professor e artista sobre os livros que lia durante um tratamento de saúde. Por esse trabalho, autodenominava-se um “pixador de livros”. O professor desenhava linhas e cores que se enraízam sobre títulos, nomes de autores e editoras, elementos tradicionalmente presentes em folhas de rosto.
Para Ana de Santana, companheira de vida do artista, as intervenções, os pixos, possuem um “colorido agradável e um desenho cuidadosamente traçado”. Ela explica, contudo, que “as formas são assimétricas; as figuras são uma mistura de homens, animais, plantas, tecnologias. São monstros, se tomarmos como referência os parâmetros mais próximos do novo realismo ou mesmo de outras tendências da arte figurativa”.