Professores e estudantes do curso técnico em Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) participam da terceira edição do Sabores da Pipa Festival Gastronômico.
Os envolvidos irão auxiliar nas oficinas, nos workshops e nas rodas de conversa que acontecerão durante o evento. O objetivo é divulgar a gastronomia local e de qualidade como fator de desenvolvimento sustentável. O festival será realizado entre 11 e 21 de abril, na praia de Pipa, em Tibau do Sul.
Participam da feira de trocas de plantas alimentícias o agrônomo Márcio Dias, diretor adjunto da EAJ; o professor de agropecuária Reinaldo Picanço; e o engenheiro agrônomo Flávio Pereira. A atividade apresenta sementes e mudas de plantas para consumo como hortaliças, tubérculos e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
O evento estimula a união e o fortalecimento da cadeia gastronômica, desde os produtores até os consumidores. De acordo com Amanda Vogas, coordenadora do curso de gastronomia, a ideia é promover tanto uma experiência gastronômica quanto contribuir com ações para o bem da comunidade e do meio ambiente, se alinhando com o propósito da Unidade Especializada em Ciências Agrárias (UAECA/EAJ/UFRN).
Programação da EAJ no festival
13/04
16h – Feira de Troca de Mudas Alimentícias e Sementes
18/04 – Oficinas na fonte
16h – Camarão no Cardápio da cabeça à cauda – Rodrigo Ponce, professor da EAJ
17h15 – Você conhece o Liliu? – Tarcísio Gonçalves, professor da EAJ
19/04 – Oficinas na praça
18h – A arte em degustar vinhos – Amanda Vogas, professora da EAJ, e estudantes de gastronomia.
20/04 – Oficinas na praça
18h – Drinks com cachaça – Patrícia Amante e Marcos Carlos, professores da EAJ