Entre os dias 7 e 13 de julho, acontece a 76ª reunião anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). As atividades ocorrem em modalidade híbrida, com realização presencial no campus do Centro Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém; e virtual, com transmissão no YouTube. A programação é aberta ao público e inclui conferências, mesas-redondas, painéis, sessões especiais e minicursos. Oito professores da UFRN participam do evento.
Ao todo, são cinco mesas-redondas integradas por palestrantes docentes da UFRN. Judith Johanna Hoelzemann, do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC), discute sobre a Atividade de uma carreira científica no Brasil para pesquisadores estrangeiros. Já Luciana Conceição de Lima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), fala sobre o Envelhecimento populacional e os desafios para um futuro sustentável e inclusivo.
O professor do Departamento de Turismo (Detur), Ricardo Lanzarini Silva, apresenta a Sustentabilidade e a inclusão pelo turismo. A docente Lindijane de Souza Bento Almeida, do Instituto de Políticas Públicas (IPP), debate A pesquisa no campo de políticas públicas; enquanto Zoraide Sousa Pessoa, também do IPP, chama atenção para Cidades e eventos climáticos extremos. Além disso, Silvana Maria Zucolotto Langassner, do Departamento de Farmácia, compõe a mesa Pesquisa e inovação tecnológica em biodiversidade.
Como conferencista de As flores do bem está o professor Sidarta Ribeiro, do Instituto Cérebro (ICe). Ainda, Thaís Vasconcelos Batista, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), é uma das ministrantes do minicurso Computação na educação básica que discute as habilidades dos eixos do pensamento computacional, as oportunidades e os desafios de implantação da computação nos currículos escolares, bem como o mundo, a cultura digital e a relevância da computação na formação escolar.
A programação preliminar completa e maiores informações estão disponíveis no site do evento.
SBPC
Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, dedicada à defesa do avanço científico e tecnológico, além do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A organização representa mais de 170 sociedades científicas a ela associadas e milhares de sócios ativos. A Reunião Anual, considerada a maior em divulgação científica da América Latina, é um marco entre os eventos regionais e nacionais executados pela Sociedade.