Dia dos Pais deve movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio, segundo pesquisa CNDL/SPC Brasil

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas revelou que o Dia dos Pais deste ano promete movimentar expressivos R$ 26,94 bilhões no comércio. De acordo com o levantamento, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes para a data.

Estima-se que aproximadamente 110,5 milhões de pessoas irão presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, representando um aumento de 8,7 milhões em relação ao ano anterior.

O estudo também apontou um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. Cerca de 36% dos entrevistados planejam desembolsar mais dinheiro em relação ao ano passado. Entre os motivos para o aumento nos gastos estão a intenção de adquirir presentes de maior valor, a percepção de que os preços dos produtos estão mais altos e o desejo de comprar mais presentes. Por outro lado, 17% dos entrevistados pretendem gastar menos, com as principais razões sendo a intenção de economizar e o orçamento apertado.

O valor médio dos gastos esperados para a data será de R$ 244, e a maioria dos consumidores pretende comprar em média 1,7 presente.

Itens de vestuário lideram o ranking de presentes mais desejados pelos consumidores, seguidos por perfumes e cosméticos, calçados e acessórios, como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios.

Em relação à forma de pagamento, a pesquisa revelou que a maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente através do PIX e dinheiro. Contudo, 37% têm intenção de pagar parcelado, sendo o cartão de crédito a forma mais comum.

Quanto aos locais de compra, a maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras em lojas físicas, especialmente em shoppings centers e lojas de departamento. No entanto, 39% dos consumidores planejam adquirir os presentes pela internet, sendo os sites, aplicativos e Instagram os principais canais utilizados.

A pesquisa também mostrou que 26% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais, e 12% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos que pretendem presentear estão com alguma conta em atraso e, desses, 66% têm o nome negativado.

Diante do cenário de inadimplência no país, a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alertou sobre a importância de priorizar o pagamento das contas em atraso, planejar os gastos e pesquisar preços antes de realizar as compras.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou que a data é um termômetro importante para o setor, pois reflete as tendências de compra dos consumidores para as festas de final de ano. O otimismo gerado pela pesquisa se deve ao aumento previsto nos gastos dos consumidores em relação ao ano anterior, indicando uma perspectiva positiva para o comércio durante o Dia dos Pais.

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