O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) promoveu na tarde dessa quarta-feira (17), uma palestra sobre Técnicas de Pilotagem Defensiva voltada a motaxistas e motofretistas da cidade de São José do Mipibu. O encontro foi coordenado pela Escola Pública de Trânsito do Detran (EPT/RN) e reforça as ações do movimento Maio Amarelo, que tem como pauta principal a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito brasileiro.
A palestra foi ministrada pelo instrutor de Pilotagem Defensiva, Bernardino Marcelino, e aconteceu no auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de São José do Mipibu. O tema abordou medidas preventiva usuais que devem ser utilizadas por motociclistas cotidianamente para evitar acidentes no tráfego urbano.
Foram apresentados procedimentos para prevenir imprevistos, apesar das ações incorretas de outros condutores e das condições adversas comumente encontradas nas vias de trânsito. Itens importantes como conhecimento da legislação, atenção na condução, previsão de crise, habilidade e decisão correta ao conduzir uma motocicleta foram informados durante a palestra.
Pontos simples, porém de grande importância, como averiguar a situação mecânica do veículo, conduzir de acordo com as situações presentes de luminosidade, tempo, estrada e trânsito são elementos primordiais que podem reduzir amplamente o risco do motociclista se envolver em acidentes.
“Sabemos que os motociclistas são as principais vítimas no trânsito, então a utilização da doutrina defensiva, que trabalha a construção de um condutor que trafegue sem ocasionar acidentes, sem cometer infrações de trânsito e agindo com prevenção, é uma maneira de preservar vidas e levar segurança ao trânsito”, comentou o coordenador da EPT/RN, Felipe Barreto.
Atualmente, a frota de motocicletas, motonetas e ciclomotores do Rio Grande do Norte é de 613.254 veículos, o que corresponde a 41% de toda a frota de automóveis do estado. O dado mostra a necessidade de ações sistemáticas para esse público, o que o Detran vem realizando por meio de campanhas educativas de mídia, ações educativas em escolas, empresas e ruas, e por intermédio da EPT/RN, promovendo formação, atualização e palestras para esse público.
Durante este ano, a EPT promoveu diverso cursos no estado, entre eles Identificação Veicular para empresas credenciadas (quatro turmas no total de 120 alunos); Identificação Veicular para servidores do Detran (duas turmas no total de 60 alunos); curso de Off Road (duas turmas no total de 40 alunos); Direção Defensiva (50 alunos do Exército) e Pilotagem Consciente (40 alunos da Aeronáutica). Nos próximos meses, novas capacitações serão realizadas com foco nos cursos de Mototaxista e Motofretista.