Técnicos do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) concluem, nesta quarta-feira (04), a participação no 80º Encontro Nacional dos Detrans (END), que ocorre desde a última segunda-feira (02), em Brasília-DF. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND) e reúne autoridades estaduais e nacionais de trânsito para debater pautas importantes, como a digitalização, a desburocratização dos serviços e a segurança viária.
A iniciativa tem como objetivo promover a troca de experiências entre os Detrans por meio de debates direcionados a encontrar soluções para melhor atender as demandas dos cidadãos no tocante à prestação de serviços, educação para o trânsito e fiscalização do tráfego.
As discussões acontecem durante painéis, reuniões, fóruns temáticos, palestras e encontros técnicos, onde são abordados temas como “Inovação e Tecnologia: O Futuro Digital dos Detrans e a Revolução na Mobilidade Urbana”, “O Papel da Inteligência Artificial”, “Transformação Digital dos Detrans”, “Placas de Identificação Veicular: Desvendando os Riscos e Impactos Ocultos”, “Recuperação Extrajudicial de Veículos”, “Juventude e Segurança Viária”, “Governança Transparente e Credibilidade no Sistema Nacional de Trânsito”, “Resolução Contran 265 – Formação Antecipada do Condutor”, entre outros.
O diretor-geral do Detran/RN, Victor Hugo Fernandes, participa do evento com o intuito de debater as ideias apresentadas, trocar experiências e trazer soluções viáveis que possam ser implementadas nos processos desenvolvidos pelo Detran/RN, com foco em gerar mais eficiência, agilidade e melhor prestação de serviços públicos para a sociedade potiguar.
“O futuro passa por inovação e tecnologia. Nesses encontros, compreendemos o contexto moderno e as perspectivas que as novas ferramentas tecnológicas podem trazer para a modernização dos serviços oferecidos pelo Detran do Rio Grande do Norte, sempre focados na melhor maneira de desburocratizar com segurança e, assim, atender melhor as demandas de trânsito dos cidadãos, sejam elas de segurança viária ou relacionadas aos serviços de habilitação de condutores ou veículos”, comentou.
O encontro conta ainda com a realização dos fóruns da Lei Seca e do Sistema Nacional de Infrações (Renainf). O evento será concluído na tarde de hoje (04), quando será apresentada a Carta de Brasília, contendo as conclusões e os direcionamentos de todo o conteúdo técnico discutido pelos gestores de trânsito durante os três dias do 80º Encontro Nacional dos Detrans.