Departamento de Geologia promove trilhas interpretativas

O Departamento de Geologia (GEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, neste sábado, 11, mais uma edição do projeto de extensão A Escola nas Trilhas (A Escola e as Dunas Urbanas). O projeto contempla uma trilha, envolvendo alunos e professores da UFRN e da Escola Estadual Dr. Manoel Villaça, que acontecerá no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a partir das 7h.

Coordenado pelo professor Ricardo Farias de Amaral e sua equipe, o projeto surgiu devido à preocupação com a urbanização desordenada, que tem causado não apenas a destruição dos ecossistemas, mas também a desconexão emocional e física das pessoas com o ambiente. Essa ausência de conexão entre cidadãos e meio ambiente compromete o processo de formação dos professores e dos alunos.

Pensando nisso, o Laboratório de Estudos Geoambientais (Legeo) da UFRN observou a necessidade de apresentar o conhecimento sobre os ambientes de dunas urbanas (abundantes na capital potiguar) para a comunidade e promover um sentimento de pertencimento desses espaços. A iniciativa visa não apenas conscientizar, mas também reconectar os cidadãos com o ambiente ao seu redor enquanto promove uma educação que valoriza a natureza.

O projeto, que começou em abril deste ano e se estende até dezembro, promove discussões e trilhas interpretativas, que buscam não apenas proporcionar atividades pedagógicas inovadoras, mas também formar agentes multiplicadores, principalmente professores que possam compartilhar esse conhecimento em suas comunidades. Além disso, espera-se que o conhecimento sobre o meio ambiente aprimore o processo de ensino-aprendizagem e a contextualização dos saberes do lugar.

As ações do projeto representam um passo importante na luta contra os impactos negativos da urbanização desordenada e na promoção de uma relação mais saudável entre as pessoas e o ambiente em que vivem. A iniciativa, além de proporcionar uma interação maior entre a Universidade e a comunidade externa, espera contribuir para a formação de cidadãos autônomos e conscientes.

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