Sacerdote, professor e comunicador, o padre Ausônio Tércio de Araújo teve formação em Filosofia com mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ele também chegou a ministrar aulas de filosofia no seminário, em escolas e na UFRN, por isso, grande parte do acervo de sua biblioteca é voltado para essa área de conhecimento.
Na manhã desta quinta-feira (01), o Memorial Padre Tércio recebeu a visita dos professores Déda Souza e José Teixeira, do curso de Filosofia da UERN, Campus de Caicó, com o propósito de planejar ações da instituição de ensino no espaço cultural.
“Só aos poucos nós vamos nos dar conta da importância de padre Tércio para a educação do Seridó. O curso de Filosofia da UERN também teve sua contribuição, pois começou a funcionar nas dependências do Colégio Diocesano”, lembrou o professor José Teixeira, vice-diretor da UERN em Caicó. Ele citou a possibilidade de recuperar a pesquisa que Ausônio Tércio escreveu na Universidade Gregoriana “para entrar nessa vida filosófica do padre aqui no sertão do Seridó”.
Os professores debaterão no Departamento de Filosofia a possibilidade de realizar projetos de pesquisa e de extensão no Memorial já agora em 2024, como exemplo uma pesquisa de iniciação científica sobre a base filosófica da biblioteca de Padre Tércio e pesquisa sobre as crônicas que o sacerdote escreveu.
O Memorial Padre Tércio está localizado na Praça Dom José Delgado, 114, Bairro Paraíba, em Caicó-RN, e é aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30. O projeto cultural conta com apoio da Associação dos Ex-alunos do CDS e patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do RN, Slup Sorvetes, Café Santa Clara, TIM MC Telecom e Eletrocenter.