Acontece, no dia 7 de junho, a 1ª Reunião de Arquivologia do RN: reflexões sobre o mercado de trabalho. O evento, realizado pelo Departamento de Ciência da Informação (Decin/UFRN), tem como objetivo promover discussões acerca da necessidade de formação profissional de arquivologia no estado. A reunião acontece no auditório 1 do Nepsa 2, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo formulário.
O evento visa reunir profissionais que atuam no gerenciamento e na preservação de acervos documentais de diferentes formatos e temporalidades. De acordo com Patricia Macêdo, organizadora da ação, a intenção é identificar as competências e habilidades que envolvem o fazer profissional dos participantes como forma de subsidiar o projeto de criação de um curso de graduação em Arquivologia na Universidade.
Ainda de acordo com a organizadora, o evento integra a programação da 8ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, que neste ano tem como tema Arquivos Acessíveis. “Esse é um convite à reflexão sobre como o acesso aos arquivos contribui diretamente para a preservação da memória, para o fortalecimento da democracia e a ampliação da cidadania”, comenta.
“Queremos juntar o maior número possível de profissionais que trabalham em arquivos e acervos de todas as áreas. Buscaremos entender as necessidades e o mercado de trabalho para pensar a proposição de um curso de Arquivologia aqui na UFRN, o primeiro do estado”, relata Macêdo.