Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim estão entre as cidades brasileiras com situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional. Além destas, outros nove municípios distribuídos nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul se encontram na mesma situação devido a desastres naturais. A divulgação da lista foi feita no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 13.
Das 12 cidades afetadas, nove foram afetadas por chuvas intensas. São elas: Feira Grande, Atalaia e Capela, em Alagoas; Jaqueira, Terezinha e Iati, em Pernambuco; além das três cidades potiguares citadas anteriormente. No Rio Grande do Sul, os municípios de Segredo e Vacaria registraram queda de granizo. Já a situação de Presidente Jânio Quadros, na Bahia, diverge das demais. Lá, a situação de emergência foi reconhecida devido à estiagem.
Os municípios atingidos estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento da população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. Para isso, é necessário fazer a solicitação por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações submetidas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e valores solicitados. Após a aprovação, será publicada uma portaria do DOU que especifica o valor liberado.
Tribuna do Norte