Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 2 cidades do RN por estiagem

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais 20 cidades do País atingidas por desastres naturais. Entre as cidade prejudicadas, estão Planaltino, na Bahia, , Altinho, em Pernambuco, e Tenente Laurentino Cruz e São Francisco do Oeste, no Rio Grande do Norte, enfrentam os efeitos da estiagem.

Após declaradas como situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Além das cidades do Nortesde, uma seca histórica afetou centenas de localidades na Região Sul do país.

Outros estados estão passando por problemas climáticos como as chuvas intenças. 12 cidades enfrentaram esse problema. São elas: Matriz de Camaragibe e Tanque D´Arca, em Alagoas, Chão de Alegria, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Limoeiro, São Lourenço da Mata e Sirinhaém, em Pernambuco, e Araranguá, Lages, Lauro Muller e Orleans, em Santa Catarina.

Dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apontam que, somente em 2018, cerca de um milhão de brasileiros foram afetados pelas inundações e quase 43 milhões pela seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *