A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) realiza nesta semana uma série de ações em alusão ao Agosto Lilás, mês em que se comemora a criação da Lei Maria da Penha de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. As ações tiveram início nesta segunda-feira (29) e seguem na terça (30) com mutirões de atendimento em unidades prisionais femininas. O encerramento será sábado (03) com uma edição do projeto “Mulher Viver com Dignidade” em Ponta Negra.
A primeira agenda aconteceu nesta segunda-feira (29) com um mutirão de atendimento no Complexo Penal Feminino João Chaves. Na ocasião, foram ofertados às internas atendimento jurídico e serviços de beleza como corte de cabelo, escova, esmaltação de unhas e maquiagem. A programação está sendo promovida pelo Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM) com apoio da Coletiva Nísia Floresta e da Associação de Amparo às Mulheres de Parnamirim (AMPAR).
Nesta terça-feira (30), o mutirão terá como destino o Centro de Detenção Provisória Feminino de Emaús. Na ocasião, também será ofertado atendimento jurídico e serviços de beleza. Nas duas ações, acontece ainda a entrega de itens de higiene pessoal e livros coletados pela DPE/RN e pela Coletiva Nísia Floresta durante todo o mês de agosto.
Mulher Viver com Dignidade
O encerramento da programação acontece no sábado (03), no projeto Amar, localizado na Vila de Ponta Negra, com uma edição do projeto “Mulher Viver com Dignidade”. A ação contará com atendimento jurídico ofertado por defensores e defensoras, atendimento médico feminino, aplicação de vacinas, escovação de dentes, roda de conversa, oficina de costura e atividades lúdicas.