O Grupo de Pesquisa Territórios do Semiárido (Semiar/UFRN) promoveu o curso Gênero e Economia Solidária. A capacitação ocorreu presencialmente, em Caicó/RN, entre os dias 4 de setembro e 16 de outubro. A iniciativa foi destinada exclusivamente a mulheres agricultoras e artesãs do Seridó Potiguar que atuam em coletivos de economia solidária. A direção ficou por conta do professor Leandro Cavalcante, coordenador do Semiar.
O evento foi promovido em parceria com o Fórum de Mulheres da Economia Solidária do Seridó e a Cáritas Diocesana de Caicó, grupo que combate a violência e a desigualdade dos direitos das mulheres. O curso também contou com o apoio da direção do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN) e de estudantes dos cursos de graduação e mestrado em Geografia, vinculado ao Centro.
Ao todo, 306 agricultoras e artesãs dos municípios de Caicó, Currais Novos, Acari, Lagoa Nova, Bodó e Parelhas participaram da extensão universitária. Elas fazem parte de 22 empreendimentos solidários na região do Seridó.
Por meio do curso, as profissionais que atuam na economia solidária puderam se aprofundar na temática, com o objetivo de aplicar os novos conhecimentos nas próprias práticas sociais e produtivas. Para Leandro Cavalcante, a atividade reafirma a parceria estabelecida entre o Semiar e a Cáritas Diocesana. “Evidencia o papel da UFRN no âmbito da formação dos grupos de mulheres agricultoras e artesãs. Isso acontece por iniciativas que contribuem com a geração de renda e com as melhorias das condições de vida das famílias”, relata.
O Cadastro Nacional de Economia Solidária (Cadsol) aponta mais de 20 mil empreendimentos e 1,4 milhão de trabalhadores envolvidos em atividades de economia solidária no Brasil, demonstrando o potencial desse modelo para gerar emprego e renda – Foto: arquivos do professor Leandro Cavalcante.