O curso de extensão sobre auriculoterapia para minimizar desconforto gravídico em grávidas de risco habitual, executado pela Escola de Saúde da UFRN, está realizando atividades práticas em quatro unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal. O objetivo da ação é atualizar profissionais da rede de atenção primária da capital na condução de atendimentos mediante à técnica, que utiliza pontos específicos das orelhas para minimizar desconfortos próprios da gravidez em gestantes de baixo risco, a partir do segundo trimestre gestacional.
“Nessas unidades, programou-se que os profissionais possam atender grávidas por quatro sessões ao longo de quatro semanas. Dessa forma, é esperado que os profissionais consigam avaliar a repercussão da ação quanto aos sintomas e, também, em relação ao nível de estresse”, explica o professor Flávio César Bezerra da Silva, coordenador do curso. A capacitação iniciou-se em novembro, com encontros teórico-práticos na ESUFRN, e termina no dia 22 de dezembro.
Ainda de acordo com o docente, pretende-se que, a cada ano, seja ofertado um curso de extensão sobre auriculoterapia para profissionais da rede de saúde pública, envolvendo alunos da UFRN no processo. “Estudantes do Técnico em Massoterapia, da graduação em Enfermagem (que realizam pesquisa) e do Mestrado Profissional do PPGSES da ESUFRN têm participado da ação e continuarão a serem incluídos nas atividades subsequentemente”, explica o professor sobre a importância da união entre ensino, pesquisa e extensão na formação universitária.