No sábado (24), o Coral Canto Caá fez uma apresentação na praça José Josias Fernandes, por ocasião da parte social da Festa de Nossa Senhora das Dores. Bastante aplaudido, o Coral apresentou um repertório de valorização da música raiz nordestina, com grandes clássicos que encantaram os presentes, mostrando o ritmo contagiante do forro pé de serra.
Saiba mais sobre o Coral Canto Caá
O Coral Canto Caá da Associação União Do Sobrado, é um grupo misto que canta em uníssono e também a duas vozes, composto por homens e mulheres a partir dos 18 anos e traz como proposta propagar a música popular nordestina através de seu repertório totalmente voltado ao forró pé de serra.
Iniciou suas atividades no ano de 2010 com ensaios semanais e apresentações em Caicó e cidades vizinhas sob a regência da musicista Jussara Santos. Conta também com a equipe de instrumentistas fazendo uso de sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro, conduzidos pelos músicos Antônio Filho, Maurílio Job, Maria das Dores e Túlio Fernandes, que dão suporte rítmico aos 25 coralistas.
Nossa identificação: Caá – Nome sugerido pela Professora Lídia Brasileira. Trata-se de um prefixo da linguagem Tupi que significa mato ralo e dá origem a palavras como “caapora, caaboco”, coisas da nossa terra, posteriormente modificadas pela influência da língua portuguesa, passando a serem chamadas “Caipora, Caboclo”. Com essa temática surge a ideia do nome para o grupo que cantaria somente coisas da nossa terra, ou seja, o forró pé de serra.
Ao longo desses 14 anos de trabalho, o grupo vem defendendo a cultura popular nordestina através de suas apresentações repletas de música e poesia. Dentre o corpo de 25 coralistas, 13 são poetas da Oficina de Cordel Um Conto, Um Canto e intercalam durante as apresentações musicais declamando poesias.