As bancas interessadas na organização do Concurso Nacional Unificado (CNU) devem enviar suas propostas até quinta-feira, 26 de outubro. O prazo foi confirmado à Folha Dirigida por Qconcursos por fonte do Governo Federal.
Inicialmente, o prazo para envio das propostas era até a última semana, mas acabou prorrogado após questionamentos das bancas.
Segundo a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o termo de referência do CNU foi encaminhado para as principais bancas do país. A lista completa não foi revelada, mas o Cebraspe foi um dos procurados.
“A gente fez o termo de referência e enviou para todas as instituições que podem realizar este concurso. Não é só o Cebraspe, tem uma lista de instituições que têm capilaridade nacional e referência de fazer bons concursos. E a gente vai receber até semana que vem as propostas para fazer a seleção de quem, de fato, organizará o concurso”, disse a ministra, em entrevista ao programa Bom dia, ministra, no dia 18 de novembro.
O termo de referência funciona como um espelho para o edital e traz informações importantes como vagas, cargos, requisitos, estrutura de provas e cronograma previsto.
Com base no termo de referência, as bancas montam seus preços para a organização do concurso. Em geral, a instituição que apresenta o melhor valor e as técnicas necessárias é contratada.
A banca organizadora escolhida realizará a aplicação das provas objetivas e discursivas, simultaneamente, em cerca de 180 cidades espalhadas pelo país. A operação será nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).