O resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado foi divulgado nesta terça-feira, após o encerramento da análise dos recursos. No total, 91% dos candidatos que solicitaram isenção tiveram seus pedidos deferidos, o que equivale a mais de 601 mil inscrições. Para consultar a resposta definitiva ao pedido de isenção, os candidatos devem acessar a página de inscrições em cpnu.cesgranrio.org.br.
Quem teve o recurso negado tem até esta sexta-feira, 9 de fevereiro, último dia de inscrição no certame, para acessar o site de inscrições e gerar a GRU, a fim de efetivar o pagamento até a data de vencimento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e de R$ 90 para cargos de nível superior.
Os isentos do pagamento da taxa de inscrição no CPNU pertencem a quatro grupos. O maior é formado por cadastrados no CadÚnico, com quase 390 mil isenções aprovadas.
Mais de 110 mil bolsistas do ProUni e 76 mil financiados pelo Fies também garantiram o direito de não pagar a taxa de inscrição do concurso.
O menor grupo de isentos é composto por doadores de medula óssea, com pouco mais de 54 mil isenções.
O “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições estão abertas até 9 de fevereiro. A prova, prevista para o dia 5 de maio, será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas.