A Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou o edital de convocação para as provas objetivas do concurso PM RN. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado e traz observações importantes aos candidatos.
O Cartão de Convocação para a realização do exame, com o local, sala e horário será disponibilizado na próxima segunda-feira, 10, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) , organizador.
A aplicação das provas está marcada para o dia 16 de abril e será realizada nas cidades de Caicó, João Câmara, Mossoró, Natal, Nova Cruz e Pau dos Ferros.
Os portões serão abertos às 12h30 com fechamento previsto para as 13h15. O exame será iniciado às 13h30. Os candidatos terão 4 horas para finalizarem as provas.
De acordo com o documento, os candidatos devem chegar aos locais de prova uma hora antes do fechamento dos portões.
No local, será preciso apresentar um documento de identidade com foto e estar portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, além do Cartão de Convocação para a prova.
A organização ainda recomenda que os candidatos não levem celulares/aparelhos eletrônicos e nenhum dos objetos citados no item 10.14. do edital do concurso.
Além disso, fica recomendado, ainda que não seja obrigatório no dia de realização da prova, o uso de máscara individual, cirúrgica ou de tecido, de proteção de nariz e boca.
Como serão as provas do concurso PM RN 2023?
Nas provas objetivas do concurso PM RN serão cobradas 80 questões, sendo dez para cada uma das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal Militar;
- Noções de Direito Penal;
- Legislação Extravagante; e
- Legislação PM RN.
Para ser aprovado será preciso obter, pelo menos, 40% por disciplina e 60% no total da prova. Além disso, somente serão habilitados, para as próximas etapas, aqueles que estiverem classificados dentro do limite de duas vezes a quantidade de vagas por cargo.
Os aprovados serão convocados para as demais etapas, a serem realizadas em Natal.
A previsão é que no dia 15 de maio saia a convocação para o exame de habilitação musical (aluno músico) e para o Teste de Aptidão Física (TAF).
A avaliação musical ocorrerá no dia 21 de maio, enquanto o TAF será realizado entre os dias 22 e 31 de maio. Posteriormente, no dia 12 de junho será feita a convocação para as seguintes etapas:
- exame de avaliação psicológica;
- inspeção de saúde;
- procedimento heteroidentificação; e
- investigação social.
Todas as etapas acima serão realizadas ainda no mês de junho. O cronograma, com todas as fases do concurso, pode ser conferido no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) , organizador.
O resultado final está previsto para o dia 24 de julho. Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por dois anos, cabendo prorrogação por igual período.
Concurso PM RN oferece mais de mil vagas
Ao todo, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte seleciona soldados para o preenchimento de 1.158 vagas, de nível superior.
As oportunidades estão distribuídas entre as funções de aluno soldado e aluno soldado músico, sendo 1.128 vagas para o primeiro caso e 30 no segundo.
No caso dos músicos, é preciso ainda ter habilitação técnica no instrumento exigido, sendo ele:
- Flauta em Dó;
- Clarinete em Sí Bemol;
- Saxofone Alto em Mi Bemol;
- Saxofone Tenor em Sí Bemol;
- Saxofone Barítono Mi Bemol 1;
- Trompete em Si Bemol;
- Trombone de vara tenor 2;
- Trombone Baixo 1;
- Bombardino/Eufhonium em Sí Bemol;
- Tuba em Si Bemol/Dó;
- Trompa em Fá/Sí Bemol; ou
- Bateria/Percussão erudita (timpano, caixa clara, glockenspiel).
Além da formação, é preciso ter altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres) e até 35 anos de idade. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$1.302, cabendo ainda acréscimos e benefícios.
O aluno soldado que concluir o curso de formação de praças, com aproveitamento, será lotado em qualquer lugar do Estado do Rio Grande do Norte a critério da PM RN.