Novidades sobre o concurso INSS! No dia 19 de abril foi enviado ao Ministério da Economia a solicitação do Instituto Nacional do Seguro Social para a realização de concurso público, visando o preenchimento de 7.830 vagas para cargos de níveis médio e superior. Neste documento, é apresentado o cronograma para o planejamento do certame, caso seja autorizado.
Conforme o ofício, publicado via SEI, a primeira fase, logo após a autorização, será a definição da oferta de vagas, o que deverá acontecer em 3 dias. Confira o que vem logo após a autorização, segundo o cronograma:
- Elaboração do Projeto Básico e Plano de Execução serão elaborados no prazo: 8 dias;
- Envio dos Ofícios e Projeto Básico às empresas para apresentação de propostas de custo pela execução do certame – prazo: 1 dia;
- Apresentação das Propostas das empresas convidadas – prazo: 5 dias;
- Escolha da Banca – prazo: 1 dia;
- Elaboração do Contrato – prazo: 6 dias;
- Assinatura do Contrato e Publicação de Extrato de contrato – prazo: 10 dias;
- Elaboração do Edital – prazo: 5 dias;
- Publicação do Edital (com antecedência mínima de quatro meses da realização da prova, podendo ser reduzido por meio de ato motivado do Ministro de Estado nos termos do § 2º, inciso I, do art. 41 do Decreto 9.739/2019).
O prazo para fechar o projeto básico, segundo o cronograma, é de 8 dias. Posteriormente, a autarquia reserva até 23 dias para a escolha e contratação da banca organizadora.
O certame é um dos mais aguardados concursos públicos do país devido ao grande quantitativo de oportunidades que poderão ser ofertadas. Existe um orçamento de R$ 210 milhões para realização de concursos federais durante este ano e dentre eles pode estar o concurso INSS.