A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN) premiou a Superintendência de Comunicação da UFRN (Comunica) em três categorias de jornalismo: estudante (vencedor único), radiojornalismo (em primeiro lugar) e telejornalismo (segundo lugar).
A TV Universitária Rio Grande do Norte (TVU/RN) foi premiada por meio do trabalho dos estudantes de jornalismo Alan Silva e Lucas Aguiar, com a série Zona Norte empreendedora: o comércio do lado de lá. Já a Rádio Universitária (FMU) venceu a categoria com a reportagem Empoderando para empreender: pesquisa da Fecomércio mostra o perfil das empreendedoras no RN, sob autoria dos jornalistas da Rádio Maralice Freitas e Pedro Henrique Dias. No quesito telejornalismo, o bolsista da TVU Rangel Pontes e a jornalista Jamille Nogueira levaram o 2º lugar com a reportagem Empreendedorismo Feminino.
Os resultados foram divulgados no início da tarde desta segunda-feira, 4 de dezembro, às 12h, no Sesc Rio Branco, localizado no bairro de Cidade Alta, Natal/RN. “Essa conquista ressalta a relevância do jornalismo da TVU para a sociedade potiguar. É o jornalismo que permite contar histórias e viabilizar vozes marginalizadas. Com a série de reportagens Zona Norte Empreendedora: O comércio do lado de lá, trouxemos um novo olhar para uma região da capital do Rio Grande do Norte que tem uma potência enorme para o empreendedorismo. Mais uma vez, o TVU Notícias mostra seu papel enquanto veículo público e comprometido com a informação”, afirma Lucas Aguiar.
Objetivos atingidos
De acordo com Alan Silva, premiado na categoria Estudante, é motivo de grande alegria representar a TVU e ter o reconhecimento do trabalho de produção e apuração. “Um dos principais objetivos da nossa série de reportagens foi mostrar histórias de empreendedores que são bem sucedidos. Também mostramos os serviços que a Fecomércio oferece por meio do Sesc e Senac. Meu sentimento é de gratidão em poder fazer parte dessa TV, que há 51 anos faz história em território potiguar “, diz.
Processo criativo
Geovana Araújo, responsável pela edição de imagens da série Zona Norte Empreendedora – O Comércio do lado de lá, relata como foi o processo de seleção. “Foi um processo de mais ou menos uma semana de edição. A gente tinha um planejamento, mas, antes disso, já definimos a linha visual”. Geovana conta que tudo foi muito pensado e detalhado. Os elementos foram escolhidos com atenção, visando a fazer tudo da melhor forma.
Araújo afirma que o processo criativo foi uma cooperação com Lucas Aguiar, Alan Silva, Júlio Rocha e os cinegrafistas Ariston Bruno, Diogo de Medeiros e Leonardo Figueiredo. “Foi um trabalho, de fato, em equipe. A gente planejou, pensou a estética da matéria, a parte sonora e, principalmente, também, as imagens”, explica.
TVU
A Televisão Universitária do Rio Grande do Norte, Canal 5, foi fundada em 1972, sendo pioneira no estado. Tinha como objetivo inicial a operacionalização do Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (Saci), vinculado ao Programa Nacional de Teleducação (Prontel), do Ministério da Educação (MEC), configurando-se como um grande suporte do início da educação a distância no país, na década de 1970.
O sistema de reprodução dos conteúdos consistia em realizar a reprodução de aulas produzidas no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), na época em São José dos Campos (SP), e transmitidas para Natal e região via satélite, em sinal aberto. As aulas para o interior do estado eram distribuídas via transmissores.
Atualmente, a programação da TVU tem como principal objetivo difundir temáticas relacionadas à cidadania, a valores humanos e à cultura. Tem como base divulgar a produção acadêmica da UFRN, cumprindo o papel institucional para a construção de uma formação baseada em pilares éticos.
Rádio Universitária
Segundo Maralice Freitas, os jornalistas da Rádio Universitária estão felizes com o reconhecimento. “O nosso propósito é fazer um trabalho com muita responsabilidade, mas, sobretudo, despertar um olhar cidadão nos nossos bolsistas e estagiários sobre os diversos assuntos, além de instigar a equipe a buscar sempre boas ideias e atuar com criatividade. A reportagem vencedora traça o perfil das mulheres empreendedoras no RN e demonstra esse esforço do time em levar aos ouvintes pautas sociais e um texto reflexivo”, declara a jornalista.
Desde 2017, a FMU acumula mais de 17 prêmios que valorizam a atuação jornalística completa do veículo. Somam-se, também, condecorações literárias no âmbito nacional e local. A premiação do Fecomércio é a segunda de 2023.
Prêmio Sistema Fecomércio RN de Jornalismo
O Prêmio Sistema Fecomércio RN de Jornalismo possui seis categorias: Jornalismo Impresso; Jornalismo On-line; Fotojornalismo; Radiojornalismo; Telejornalismo e Estudante. O tema da edição 2023 foi A importância do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac no fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento socioeconômico potiguar. É uma maneira de mostrar reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos profissionais da imprensa que se destacam na cobertura de pautas relacionados ao comércio, serviços e turismo do estado, além dos trabalhos desenvolvidos pela Fecomércio, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/RN) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN).