No sábado (14), um espetáculo celestial ocorrerá nas Américas do Norte, Central e do Sul, quando um eclipse solar anular criará um “anel de fogo” no céu.E você não quer perder a chance de ver este evento – um eclipse anular não ocorrerá novamente nesta parte do mundo até 2046, de acordo com a Nasa.
Nunca é seguro olhar diretamente para o sol sem usar proteção especializada, e não há fase de um eclipse anular ou parcial que seja segura para ver a olho nu porque a luz do sol nunca é completamente bloqueada.
Para visualizar o eclipse anular com segurança, use óculos para eclipse solar certificados em conformidade com ISO 12312-2 ou use um visualizador solar portátil. Separadamente, você pode observar o sol com um telescópio, binóculos ou câmera que possui um filtro solar especial na frente, que funciona da mesma forma que os óculos para eclipses.
Não olhe para o sol através de qualquer dispositivo ótico – lentes de câmeras, telescópio, binóculos – enquanto estiver usando óculos para eclipse ou um visualizador solar portátil, de acordo com a Nasa. Os raios solares ainda podem queimar através do filtro dos óculos ou do visor, dada a concentração que podem ter através de um dispositivo óptico, e podem causar graves danos aos olhos.
Se você normalmente usa óculos, mantenha-os e coloque óculos para eclipses sobre eles ou segure um visualizador portátil na frente deles, de acordo com a American Astronomical Society. Coloque os óculos para eclipse antes de olhar para cima e lembre-se de não olhar para o sol antes de removê-los novamente.
Fique sempre de olho nas crianças que usam óculos para eclipse para garantir que elas não os tirem enquanto olham para o sol.
O que ver
Aqueles que estão no caminho do eclipse anular experimentarão várias fases do evento. Primeiro, quando a lua começar a passar na frente do sol, criará um eclipse parcial em forma de meia-lua, fazendo parecer que a lua está dando uma mordida na nossa estrela.
Uma hora e 20 minutos após o início do eclipse parcial, a lua se moverá diretamente na frente do sol, criando o anel de fogo (também chamado de anularidade). Dependendo da sua localização ao longo do caminho, esta fase durará entre um e cinco minutos.
Durante a anularidade, o céu ficará mais escuro, embora não tão escuro como durante um eclipse solar total, quando toda a luz do sol é bloqueada. Os animais podem se comportar como ao anoitecer e o ar pode parecer mais frio, de acordo com a Nasa.
A lua continuará sua jornada através do sol por mais uma hora e 20 minutos, criando outro eclipse parcial, antes que ela saia de vista.
CNN