Comitê do Consórcio Nordeste recomenda cancelar feriado de Carnaval por causa da Ômicron

O comitê científico do Consórcio Nordeste, do qual o Rio Grande do Norte faz parte, pediu o cancelamento do feriado de Carnaval para reduzir o avanço da variante Ômicron, mais transmissível que outras cepas. As recomendações constam em boletim destinado aos estados e municípios da região, que realiza festejos tradicionais na data.

De acordo com o documento, a manutenção dos feriados de carnaval e seus festejos pode estimular que as pessoas saiam de casa, promovendo aglomerações. No entanto, a entidade reconhece que a decisão terá prejuízos econômicos, o que torna a sua implementação mais dificultosa.
“O Comitê Científico tem clareza sobre as dificuldades políticas e os prejuízos econômicos decorrentes desta medida. Porém, o mais importante no momento é salvar vidas. E vidas não têm preço! Naturalmente, após o término da pandemia, novos feriados extraordinários poderiam ser criados pelos governos”, afirmou a entidade.

No rol de orientações, o grupo também defende a proibição de shows e de festas particulares no período, de 28 de fevereiro a 1º de março. O objetivo é coibir aglomerações que ajudariam a disseminar o coronavírus.

“A manutenção dos feriados poderá se constituir num estímulo para a população ir às ruas, promovendo aglomerações, o que poderá resultar no agravamento do quadro da pandemia e o consequente prolongamento da terceira onda no Brasil”, diz o comunicado.

*Com informações do O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *