O presidente da Comissão de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CORIMEX) da FIERN, Silvio Bezerra, apresentou ao cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Johannes Bloos, as potencialidades do Rio Grande do Norte para parcerias econômicas e mercado externo. A coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da Federação das Indústrias do RN, Ana Adalgisa, também participou do encontro, na Casa da Indústria, durante o qual o assessor técnico do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, detalhou o atual momento econômico e as principais atividades produtivas do Estado.
“É muito oportuno conhecer o Rio Grande do Norte e o que sua indústria oferece ao comércio alemão, especialmente no que se relaciona com mineração, energias renováveis, frutas, entre outras atividades daqui”, afirmou o cônsul. “Conheci muitos detalhes que simplesmente não conhecia antes. E estou muito otimista sobre a possibilidade de interesse de algumas companhias alemãs em se juntar ao Rio Grande do Norte em negócios e, talvez, novos comércios”, acrescentou.
Ele disse que esse diálogo com a CORIMEX e a Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN pode resultar em aproximação do RN com investidores alemães. “Isso tem a possibilidade de trazer investimento e ajudar o Rio Grande do Norte. A Alemanha está procurando muita coisa que o Estado tem”, observou, após a reunião, que teve a participação do cônsul honorário no RN, Axel Geppert.
O presidente da CORIMEX destacou que é muito importante o cônsul geral da Alemanha no NE conhecer os potenciais da economia potiguar. “Geralmente, as pessoas imaginam o Brasil restrito a São Paulo e Rio de Janeiro. Mas o Nordeste, e especificamente o Rio Grande do Norte, tem diversas oportunidades de investimentos. Então, essa primeira rodada foi bastante positiva para apresentar o que temos economicamente e, assim, o consulado avaliar quais empresas se interessarão. Com isso, poderá montar outra missão para uma visita ao Rio Grande do Norte”, disse Silvio Bezerra. Ele explicou que, a partir daí, serão desenvolvidos estudos mais detalhados para viabilizar parcerias.
A coordenadora de Relações Institucionais explicou que a reunião com o cônsul foi um desdobramento da visita embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach. “Então, o cônsul geral, acompanhado pelo cônsul honorário, veio conhecer mais detalhadamente as potencialidades do Estado, e mostramos também nossa plataforma, o Atlas da Indústria, do Observatório Mais RN, e informamos sobre os nossos setores industriais, representados pelos trinta sindicatos, mostrando cada área nas quais o Rio Grande do Norte pode receber investimento e ter relações econômicas com a Alemanha”, explicou.