A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023 começou nesta quarta-feira, 31 de maio. Os dados são inseridos pelos gestores no Sistema Educacenso, atividade que deverá ser concluída até 31 de julho.
Nessa etapa da pesquisa, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais em sala de aula.
A divulgação dos dados finais da primeira fase está prevista para janeiro de 2024.
Já a segunda etapa, chamada Situação do Aluno, começa em fevereiro do ano que vem, com o levantamento das informações relativas ao movimento e ao rendimento dos estudantes, ao término do ano letivo. Ou seja, se foram transferidos de escola ou ainda se foram aprovados.
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. A coordenação é do Inep e as secretarias estaduais e municipais de Educação colaboram enviando os dados. Participam escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange o ensino regular, a educação especial, educação de jovens e adultos, EJA, e a educação profissional e tecnológica.