Com atividades lúdicas, SESI Escola Mossoró promove projeto de inclusão e empatia com as diferenças

A SESI Escola Mossoró envolveu alunos em uma atividade lúdica e transformadora com as turmas dos sétimos anos do Ensino Fundamental. A iniciativa incluiu a pintura facial como forma de expressão das emoções e teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da empatia e das diferenças. Com o projeto, a escola promove a inclusão e a percepção para os alunos de que todas as pessoas são únicas e igualmente importantes na sociedade.

De acordo com o professor de Projetos, Airton Baracho, a atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre inclusão e diversidade. “Através da pintura facial, os estudantes foram incentivados a expressar suas emoções e reconhecer as diversidades presentes ao seu redor. A atividade buscou promover empatia e respeito mútuo, demonstrando que, apesar das nossas diferenças, todos merecemos ser tratados com dignidade e respeito”, explica.

Durante a ação, os alunos não apenas se divertiram pintando seus rostos, como também participaram de discussões sobre o impacto do bullying e a importância de apoiar uns aos outros. A atividade culminou em uma apresentação do coral com a música “Sou Diferente” de Rodrigo Munari, que celebra a diversidade e reforça a mensagem de que ser diferente é positivo e deve ser celebrado.

“Os alunos adoraram a oportunidade de experimentar as diferenças em nossas vidas e sociedade de uma maneira tão prática e emocionalmente envolvente. A atividade foi bem recebida, e muitos estudantes expressaram que se sentiram mais conectados e compreensivos em relação aos seus colegas”, disse Airton Baracho.

A supervisora pedagógica da SESI Escola, Maria Cleoneide Soares, destaca a importância da atividade para a sociedade. “O bullying, um problema recorrente nas escolas, muitas vezes nasce da falta de compreensão e respeito pelas diferenças. Este projeto está sendo desenvolvido como uma resposta a essa necessidade, utilizando a pintura facial como uma forma lúdica e envolvente de abordar essas questões e fomentar uma cultura de aceitação e empatia”, afirma.

Para a gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, esta é mais uma atividade que faz parte do compromisso da SESI Escola em levar educação de qualidade para seus alunos. “A sociedade atualmente é marcada pela diversidade e é crucial que a escola desempenhe um papel ativo na promoção de valores inclusivos”, diz Karenine.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *