A Conferência internacional de Física sobre Altar Energias (ICHEP) é um dos maiores eventos de física do mundo e acontece de dois em dois anos. Em 2026 o evento vai ter sua primeira edição na América Latina, sediada em Natal. Na manhã desta sexta (25) a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) recebeu representantes da Sociedade Brasileira de Física (SBF) para discutir os apoios da Fundação ao evento.
A ideia é contar com a participação e apoio da Fapern na viabilização do evento, seja de forma logística ou financeira. Entre as contribuições da Fundação estão a disponibilização do espaço onde ocorrerá o congresso, a oferta de brindes para os participantes e o suporte necessário para receber um público estimado em até mil pessoas
O evento coloca o Rio Grande do Norte em destaque no cenário científico internacional, fortalecendo a imagem do estado como polo de ciência e tecnologia. A chegada de pesquisadores, professores e estudantes de diversas partes do mundo também ajuda na economia turística, além de ser um grande incentivo à popularização da ciência.
Com ajuda do Instituto Internacional de Física da UFRN (IIF), que tem como missão intensificar o intercâmbio de conhecimento científico com a comunidade internacional, o evento também vai contribuir para a formação de jovens e aprimorar as pesquisas já desenvolvidas no estado.
A conferência acontece ao decorrer de 7 dias e deve trazer pesquisadores de todo o mundo para discutir ciência no estado.Além da equipe da Fapern, a reunião contou com a participação do Professor da UNESP Rogério Rosenfeld, do Coordenador do INCT – CERN Ignácio Bediaga, do Professor do IIF/UFRN Farinaldo Queiroz e do Diretor do IIF/UFRN Álvaro Ferraz.