Três meses depois da entrega das 177 casas de Nova Barra de Santana, a população vive um momento de reconstrução, novos hábitos e vivências no novo lar. Principal obra social do Complexo Oiticica, a comunidade planejada de Nova Barra de Santana está sendo habitada nos mais diferentes espaços e recebendo novas cores e reformas nas fachadas das casas. Os equipamentos institucionais já estão em funcionamento e sendo utilizados pela população: escola, creche, posto de saúde, associação de moradores, centro comercial e quadra poliesportiva.
Durante todo o processo de construção e reassentamento, o Governo do RN, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, manteve o respeito com toda a população e levou em consideração o estilo de vida na comunidade. O local para a implantação da Nova Barra de Santana foi escolhido pelos próprios moradores, a igreja católica é uma réplica do templo construído na antiga comunidade, a disposição das casas considerou a vizinhança já estabelecida anteriormente e cada morador pode escolher entre três opções de fachadas para o seu novo lar.
Para o andamento das obras e diálogo direto com as famílias que moravam na região da bacia hidrográfica, o Governo do RN se reuniu frequentemente com o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção da barragem. O Movimento dos Atingidos é uma organização dos moradores de Barra de Santana, que busca a garantia de direitos e informações sobre os processos de desapropriação, indenização e realocação das famílias.
“Com a mudança para Nova Barra de Santana, tanto eu como as demais pessoas da comunidade, tivemos grande avanço na qualidade de vida. São casas boas, novas, e já estamos adaptando às casas ao nosso jeito. Os prédios públicos são amplos. A Unidade Básica de Saúde é um local aconchegante e vejo que as pessoas se sentem à vontade aqui. Eu, como agente de saúde, quando passo nas casas, ouço as pessoas dizerem que estão satisfeitas, e como moradora me sinto feliz por estar recomeçando uma vida aqui”, diz Maria do Rosário Pereira de Medeiros, Agente de Saúde e moradora do lugar.
Localizada no município de Jucurutu, Nova Barra de Santana é 100% saneada e conta com abastecimento de água potável, energia elétrica, estação de tratamento de esgoto, pavimentação de vias, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais e acessibilidade.
Em junho, o Governo do RN concluiu a entrega das casas da Agrovila Raimundo Nonato e segue com a construção de mais duas unidades: São Fernando e Jardim de Piranhas. Já foi realizada a escolha do local e indenização do proprietário. No total, 112 famílias serão beneficiadas pela construção das agrovilas.
Complexo Oiticica
O Complexo Oiticica é formado pelas obras físicas de construção da Barragem Oiticica e por todas as obras sociais, como o reassentamento da comunidade em Nova Barra de Santana e agrovilas, incluindo as obras complementares, como licenciamento ambiental, resgate arqueológico e supressão vegetal.
A Barragem Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN, a quinta maior do Brasil, sendo o terceiro maior reservatório do estado. O reservatório beneficiará 43 municípios e mais de 800 mil pessoas, garantindo a segurança hídrica, o abastecimento humano, irrigação para a agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico da região.