Ceres reflete sobre a importância da leitura na formação acadêmica

O Departamento de Geografia (DGC) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) promove discussão sobre a relevância da leitura na formação acadêmica dos graduandos do curso de Geografia. Intitulada A leitura como formação e estratégia para a construção de saberes: enfrentamentos e desafios nas perspectivas profissional e cidadã, a ação acontece no dia 15 de maio, às 14h, pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser realizadas no Sigaa.

O evento é voltado para estudantes e docentes do Ceres e ainda para os professores e alunos da Educação Municipal e Estadual da região do Seridó. A ação objetiva a interdisciplinaridade, por isso abordará temas e problemas dos diferentes componentes curriculares do curso de Geografia da Instituição.

O docente do Ceres e responsável pela ação, João Manoel de Vasconcelos, explica que o evento surgiu de uma clara preocupação com as carências da prática da leitura apresentadas pelos acadêmicos de Geografia, enfatizando os componentes curriculares Geografia Urbana e Planejamento Urbano e Regional. Ainda segundo ele, a roda de conversa objetiva um diálogo mais amplo com outros ramos do conhecimento geográfico, a exemplo de áreas ligadas a Organização Espacial, Geografia Econômica e Geografia do Brasil.

Na programação consta apresentação do tema com a palestrante Fátima Garcia, professora do curso de Pedagogia do Ceres, às 14h. Logo em seguida, haverá um espaço para reflexão, com debates e discussões entre os participantes acerca do assunto. Para finalizar, será realizado um momento de compartilhamentos e experiências com a leitura.

Segundo João Manoel Vasconcelos, com a realização do evento, espera-se alcançar a construção e o aprimoramento do hábito de ler. “Aguardamos a ampla participação por parte dos discentes e, também, buscamos dar visibilidade à importância que tem a leitura, não apenas para a formação profissional, mas também sob a ótica da cidadania, possibilitando a construção do ator ativo e crítico”, pontua.

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